A contrarreforma na política de saúde e os intelectuais / The counter reform in the health policy and the intellectuals

Autores

  • Alessandra Ximenes da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Thaísa Simplício Carneiro Matias Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Joseli de Souza Silva Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.20843

Resumo

O artigo discute no processo de contrarreforma na política de saúde as tendências dos intelectuais na perspectiva do consenso ou resistência ao Projeto de Reforma Sanitária Brasileira na contemporaneidade. Aborda a função do intelectual em Gramsci enquanto criação das classes sociais fundamentais para dar homogeneidade e consciência ao seu projeto de sociedade, nas dimensões econômica, social e política. A partir de um referencial crítico – dialético, utiliza-se revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Expõe o processo de resistência contra a privatização na saúde na realidade do município de Campina Grande – Paraíba e identifica que os intelectuais que integram o Fórum em Defesa do SUS, resistem à racionalidade instrumental e disseminam cultura que tendem a fortalecer a construção de uma nova hegemonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Ximenes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Bacharel em Serviço Social, Mestre em Serviço Social e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Efetiva do Departameteo e Programa de Pós-Grasduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Líder do Núcleo e Pesquisa em Política de Saúde e Serviço Social (NUPEPSS), coordenadora da pesquisa "Contrarreforma, intelectuais e Serviço Social: as inflexões a política de saúde".

Thaísa Simplício Carneiro Matias, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Serviço Social, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Subistuta da Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Política de Saúde e Serviço Social (NUPEPSS).

Maria Joseli de Souza Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba. Membro do Núcleo de Pesquiea em Política de Saúde e Serviço Social (NUPEPSS)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2018

Como Citar

Silva, A. X. da, Matias, T. S. C., & Silva, M. J. de S. (2018). A contrarreforma na política de saúde e os intelectuais / The counter reform in the health policy and the intellectuals. Argumentum, 10(3), 189–202. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.20843