A divisão sexual dos cuidados: do welfare state ao neoliberalismo

Autores

  • mariana mazzini marcondes unb

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2106

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a problemática do cuidado na perspectiva da divisão sexual do trabalho, investigando em que medida a agenda política da provisão do bem-estar vem incorporando essa questão. Nosso fio condutor é a comparação dos arranjos priorizados para a provisão do bem-estar em dois contextos – o welfare state e o neoliberalismo – e a relação de cada modelo com a divisão sexual dos cuidados. Por fim, buscamos discutir as linhas gerais para a formação de uma agenda política para a democratização do cuidado, concluindo que essa questão pressupõe a combinação de mudanças nas responsabilidades familiares entre mulheres e homens com a transformação do padrão de divisão de responsabilidades entre famílias, Estado e mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

mariana mazzini marcondes, unb

Mariana Mazzini Marcondes, graduada em direito pela Universidade de São Paulo é mestranda em Política Social pela Universidade de Brasília e integrante do grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação – TEDIs - UNB. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, exerce suas funções na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Downloads

Publicado

16-08-2012

Como Citar

mazzini marcondes, mariana. (2012). A divisão sexual dos cuidados: do welfare state ao neoliberalismo. Argumentum, 4(1), 91–106. https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2106

Edição

Seção

Artigos Temáticos