Caminhos e perspectivas do associativismo das pessoas com deficiência no Distrito Federal

Autores

  • Thaís Kristosch Imperatori Universidade de Brasília
  • Angela Vieira Neves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.21840

Resumo

O presente artigo apresenta a trajetória de associativismo das pessoas com deficiência e a sua mobilização na garantia de direitos e reconhecimento no Distrito Federal. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com lideranças de 26 associações e entidades de pessoas com deficiência. Os resultados apontam para a protagonismo das pessoas com deficiência na luta política por cidadania e a busca por se romper com o histórico de segregação, estigma e tutela. Também se problematiza a complexidade de um movimento que engloba distintas demandas e as perspectivas em torno de sua unidade na diversidade.

Downloads

Biografia do Autor

Thaís Kristosch Imperatori, Universidade de Brasília

Assistente social, mestre em Política Social pela Universidade de Brasília e doutora em Política Social pela mesma instituição.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-08-2019

Como Citar

Imperatori, T. K., & Neves, A. V. (2019). Caminhos e perspectivas do associativismo das pessoas com deficiência no Distrito Federal. Argumentum, 11(2), 195–209. https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.21840