Expressões da Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Camila Ruszkovski Marques Josino Mestranda do PPG Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0001-9789-6154
  • Míriam Thais Guterres Dias Departamento de Serviço Social docente graduação de Serviço Social da UFRGS, docente mestrado Política Social e Serviço Social da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i1.26917

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma Revisão Integrativa nas produções científicas de pesquisas qualitativas sobre Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária no âmbito nacional, para analisar a aplicação da sua metodologia frente a elaboração e sistematização de políticas. Método: foram utilizadas as bases de dados: LILACS, IBECS, SciELO e Medline. Resultados: dos 2.340 artigos correspondentes aos descritores utilizados, após a leitura na íntegra e respondendo ao objetivo 20 foram incluídos. Conclusão: Foi revelado o desconhecimento acerca da PNEPS, assim como da sua metodologia. EPS deve ser compreendida como um instrumento do e no trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária, uma vez que, consiste na colaboração em grupos na aquisição de capacidade de ser coautor nos seus processos de modificações e reestruturações dos serviços de saúde

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Biografia do Autor

Camila Ruszkovski Marques Josino, Mestranda do PPG Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Enfermagem, especialista em educação permanente em saúde pela UFRGS, REsidência em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e mestranda em Política Social e Serviço Social epla UFRGS.

Míriam Thais Guterres Dias, Departamento de Serviço Social docente graduação de Serviço Social da UFRGS, docente mestrado Política Social e Serviço Social da UFRGS

Doutora em Serviço Social  pela PUCRS.

Docente graduação de Serviço Social, docente mestrado Política Social e Serviço Social.

 

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Publicado

29-04-2020

Como Citar

Josino, C. R. M., & Dias, M. T. G. (2020). Expressões da Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa. Argumentum, 12(1), 207–221. https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i1.26917