A saúde mental em tempos de desafios e retrocessos: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.29203

Resumo

O presente artigo trata de uma revisão integrativa acerca do tema saúde mental, em tempos de desafios e retrocessos, nas revistas brasileiras da área do Serviço Social. Apresenta-se o contexto histórico da Reforma Psiquiátrica brasileira até o momento presente. Em seguida, para a revisão integrativa, parte-se dos dados obtidos através da seleção das revistas da área, centrando-se em seis delas: Serviço Social & Sociedade, Katálysis, Revista de Políticas Públicas, Argumentum, Textos & Contextos e O Social em Questão, utilizando-se os seguintes descritores: saúde mental, políticas públicas, tendências e retrocessos, analisando, portanto, dezesseis artigos. As análises focam o desmonte da política pública de saúde mental, álcool e outras drogas, diante do contexto de acirramento da crise do Estado neoliberal e da emergência do neoconservadorismo, colocando em questão os desafios de resistência ao seu enfrentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilea Tomaz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista na modalidade de residência multiprofissional em Saúde Mental pelo Hospital Universitário (UFJF). Especialista em relações de gênero e sexualidade: perspectivas interdisciplinares pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil. Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista UFJF. Pesquisadora do GEDIS / CNPq / UFJF, coordenada pelo Prof. Dr. Marco José de Oliveira Duarte.

Lara Rodrigues Caputo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Saúde Mental, na Modalidade Residência Multiprofissional pelo Hospital Universitário / UFJF. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, bolsista CAPES. Pesquisadora do GEDIS/CNPq/UFJF, coordenado pelo Prof. Dr. Marco José de Oliveira Duarte.Docente na Universidade Uniredentor/Grupo Afya.

Vanisse Bernardes Bedim , Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-graduada em Instrumentalidade do Serviço Social com ênfase na Saúde, Educação, Assistência e Poder Judiciário pela Unidade de Ensino de Viçosa (UNESAV). Especialista em Saúde Mental na Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde Mental pelo HU/UFJF. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGSS/UFJF), Bolsista UFJF. Pesquisadora do GEDIS/CNPq/UFJF, coordenado pelo Prof. Dr. Marco José de Oliveira Duarte

Marco José de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente Social, Sanitarista, Mestre e Doutor em Serviço Social e Pós-Doutor em Políticas Sociais. Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista Produtividade do CNPq. Pesquisador e Coordenador do GEDIS/CNPq/UFJF, do NEPS/CNPq/UERJ e do PROAFRO/CNPq/UERJ.

Downloads

Publicado

29-08-2020

Como Citar

Tomaz, M., Rodrigues Caputo, L., Bernardes Bedim, V., & José de Oliveira Duarte, M. . (2020). A saúde mental em tempos de desafios e retrocessos: uma revisão. Argumentum, 12(2), 91–106. https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.29203