Avançando na eficiência de políticas públicas: a avaliação de programas governamentais

Autores

  • Márcio Fernandes Pereira Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2951

Resumo

O objetivo do artigo é realizar uma revisão conceitual da tradição de avaliação de programas governamentais. Será dada ênfase aos modos de utilização das diferentes técnicas avaliativas para a verificação dos graus de eficiência dos programas implementados. Inicialmente, será feita uma descrição histórica do desenvolvimento da tradição avaliativa nos Estados Unidos. A segunda seção está devotada aos aspectos conceituais relativos à avaliação de programas. A terceira seção caracteriza o Modelo Lógico e de Teoria do Programa, estruturas analíticas de auxílio à atividade avaliativa. A quarta seção apresenta distintos atores sociais que podem relacionar-se ao longo da existência de um programa. Finalmente, o trabalho é concluído com a indicação dos limites que envolvem o uso das estratégias avaliativas em programas governamentais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Fernandes Pereira, Universidade de Coimbra
    Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História Econômica Contemporânea (com especialização em Relações Internacionais) no âmbito da Universidade de Coimbra (UC). Pesquisador visitante na Universidade de Salamanca, Espanha.

Downloads

Publicado

16.08.2012

Edição

Seção

Artigos Temáticos

Como Citar

Avançando na eficiência de políticas públicas: a avaliação de programas governamentais. (2012). Argumentum, 4(1), 72-90. https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2951