Dimensão técnico-operativa na formação profissional de assistentes sociais

Autores

  • Jheninffer Figueiredo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Reinaldo Nobre Pontes Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Karina Camille Marques Cezar Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Olga Myrla Tabaranã Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.34158

Resumo

O presente trabalho aborda, de forma introdutória, a temática da dimensão técnico-operativa no contexto da formação profissional em Serviço Social, objetivando identificar como a temática figura na produção científica de Serviço Social nas duas mais importantes universidades da região Norte do Brasil, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A base empírica para a análise foram os resultados de levantamento bibliográfico (estado da arte) realizados no banco de teses e dissertações da CAPES.  Concluímos, preliminarmente, que a temática abordada por este trabalho apresenta baixa representatividade no universo de pesquisas científicas produzidas na área de conhecimento do Serviço Social e se encontra ainda mais escassa na pós-graduação das instituições em tela, com maior evidência na UFPA.

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Biografia do Autor

Jheninffer Figueiredo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. (UFPA, Belém, Brasil).

Reinaldo Nobre Pontes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social. Doutor em Sociologia. Professor Universidade Federal do Pará. (UFPA, Belém, Brasil).

Karina Camille Marques Cezar, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social. Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil).

Olga Myrla Tabaranã, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. (UFPA, Belém, Brasil).

Publicado

29-08-2023

Como Citar

Figueiredo, J., Pontes, R. N., Cezar, K. C. M., & Tabaranã, O. M. (2023). Dimensão técnico-operativa na formação profissional de assistentes sociais. Argumentum, 15(2), 138–148. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.34158