Mercado Institucional e PNAE: desvelando aspectos subjacentes ao processo de implementação local

Autores

  • Rosária Cal Bastos Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Alair Ferreira de Freitas Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Luana Fernandes Silva Paes Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.34619

Resumo

Políticas públicas direcionadas a agricultura familiar estão sendo formuladas e implementadas pelo Governo Brasileiro, visando conectar a agricultura familiar ao consumo de alimentos da população, além da inserção ao mercado institucional, por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O artigo visa analisar, por meio da teoria da Nova Sociologia Econômica (NSE), o processo da implementação do PNAE no município de Coimbra, MG, relacionando análises realizadas nas redes sociais com a avaliação do PNAE, a fim de identificar como as redes sociais podem influenciar os resultados localmente. Utilizou-se da pesquisa qualitativa, documental, entrevista e observação. Os resultados indicaram que o PNAE é caracterizado pela flexibilização das dinâmicas das redes sociais e pela colaboração e integração entre os atores, havendo ajuda mútua e compartilhamento e integração entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosária Cal Bastos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Administradora. Mestre em Economia Doméstica. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. (UFV, Viçosa, Brasil).

Alair Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Gestor de Cooperativas. Doutor em Administração. Professor Adjunto do Departamento de Extensão Rural na Universidade Federal de Viçosa. (UFV, Viçosa, Brasil).

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Economista Doméstica. Doutora em Economia Rural. Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica na Universidade Federal de Viçosa. (UFV, Viçosa, Brasil).

Luana Fernandes Silva Paes, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Assistente Social. Mestre em Economia Doméstica. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. (UFV, Viçosa, Brasil).

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

Bastos, R. C., Freitas, A. F. de ., Loreto, M. das D. S. de, & Paes, L. F. S. (2022). Mercado Institucional e PNAE: desvelando aspectos subjacentes ao processo de implementação local. Argumentum, 14(1), 132–149. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.34619

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)