Articulações institucionais no movimento de enfrentamento à violência contra mulheres, Viçosa (MG)

Autores

  • Palloma Rosa Ferreira Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Amelia Carla Sobrinho Bifano Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Maria das Dores Saraiva Loreto Universidade Federal de Viçosa (UFV).

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.35334

Resumo

Este artigo tem como objetivo historiar criticamente o movimento de articulação institucional de diferentes setores organizacionais, no enfrentamento à violência contra as mulheres, em Viçosa-MG, bem como seus respectivos desdobramentos no município, dentro do período de 2002 a 2019, sobretudo que passaram a se desdobrar em 2010, com a construção da Rede Protetiva não especializada de Atenção às Mulheres em Situação de Violência. Realizou-se pesquisa documental com consulta a documentos oficiais do Núcleo Interdisciplinar dos Estudos de Gênero, Programa Casa das Mulheres, assim como de jornais de circulação local e regional e entrevista em profundidade, com duas articuladoras do movimento. Apesar da construção de um trabalho de enfrentamento à VCM, observa-se um hiato em relação à sua institucionalização na arena pública municipal, com retrocessos claramente verificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Palloma Rosa Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Gestora de Cooperativas. Mestre em Extensão Rural. Doutoranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. (UFV, Viçosa, Brasil).

Amelia Carla Sobrinho Bifano, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Economista Doméstica. Doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica. Professora Associada do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. (UFV, Viçosa, Brasil).

Maria das Dores Saraiva Loreto , Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Economista Doméstica. Doutora em Economia Rural. Professora Titular/Colaboradora do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. (UFV, Viçosa, Brasil).

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

Ferreira, P. R., Bifano, A. C. S., & Loreto , M. das D. . S. (2021). Articulações institucionais no movimento de enfrentamento à violência contra mulheres, Viçosa (MG). Argumentum, 13(3), 57–75. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.35334