Mulheres e a vida na rua: onde as violências se encontram

Autores

  • Giovanna Bueno Cinacchi Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Nilza Rogéria de Andrade Nunes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Ricardo William Guimarães Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
  • Lenaura de Vasconcelos da Costa Lobato Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Andrea Rodriguez

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.35376

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios relacionados à (sobre)vivência de mulheres em situação de rua. A partir de análise documental e revisão bibliográfica, partimos de reflexões sobre a questão da situação de rua, enfatizando as desigualdades estruturais. Considerando as assimetrias estabelecidas nas relações de gênero, raça e classe que se expressam nas condições sócio-históricas que determinam o processo de rualização, nos norteamos pelo referencial decolonial e interseccional. Nossos resultados apontam que as dimensões de gênero, raça e classe determinam o processo de rualização e a forma como as mulheres vivenciam as ruas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Bueno Cinacchi, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Assistente Social. Cientista Social. Mestra em Política Social. Doutoranda em Política Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. (UFF, Niterói, Brasil).

Nilza Rogéria de Andrade Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Assistente Social. Doutora em Serviço Social (PUC-Rio). Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (PUC, Rio de Janeiro, Brasil).

Ricardo William Guimarães Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Doutorando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (PUC, Rio de Janeiro, Brasil).

Lenaura de Vasconcelos da Costa Lobato, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Socióloga. Doutora em Ciências (Saúde Pública). Professora Titular da Escola de Serviço Social e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense. (UFF, Niterói, Brasil).

Andrea Rodriguez

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social. Professora na Escola de Odontologia da Universidade de Dundee. (UD, Escócia, Reino Unido).

Publicado

29-12-2021

Como Citar

Cinacchi, G. B., Nunes, N. R. de A. ., Machado , R. W. G. ., Lobato, L. de V. C. ., & Rodriguez, A. (2021). Mulheres e a vida na rua: onde as violências se encontram. Argumentum, 13(3), 41–56. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.35376