Os lugares da política na crise da democracia

Autores

  • Jorge Chaloub Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i2.36256

Resumo

O artigo tem três grandes objetos: (a) a crítica às intepretações mais correntes sobre a crise da democracia contemporânea (b) uma reflexão sobre as relações entre capitalismo e democracia, construída a partir de direto diálogo com Wendy Brown, Nancy Fraser e Wolfgang Streeck, (c) um debate sobre as melhores formulações conceituais para compreender os ataques de grupos sociais e líderes globais à democracia. Meus comentários também se organizam a partir desses três campos. Além de um constante diálogo com os argumentos do texto, marcado pela tentativa de desenvolver futuros debates e por divergências pontuais, faço duas críticas  mais amplas aos argumentos de Miguel: os problemas do conceito de “antipolítica” e a pouca presença dos eventos políticos brasileiros nas formulações teóricas do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Chaloub , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Chaloub , J. (2021). Os lugares da política na crise da democracia. Argumentum, 13(2), 21–31. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i2.36256