Formação empreendedora: uma revisão sistemática da literatura (2010-2020)

Autores

  • Evanilde Silva da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Maria Edilene da Silva Ribeiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • André Rodrigues Guimarães Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36523

Resumo

Este texto trata da formação empreendedora no ensino superior brasileiro. O estudo visa construir um panorama das produções acadêmicas sobre formação empreendedora no ensino superior brasileiro, no período de 2010-2020. A metodologia considerou a Revisão Sistemática da Literatura, na qual se pretendeu localizar, selecionar, avaliar, analisar e sintetizar as evidências relevantes sobre a temática, categorizar seus objetivos e resultados, e discutir os principais achados da matriz de categorias finais. Para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. Destacam-se nos resultados as cinco categorias finais mais frequentes nos trabalhos: Características Empreendedoras (f= 96); Metodologia de Ensino-Aprendizagem (f=86); Educação Empreendedora (f=56); Incentivo ao Empreendedorismo (f=44) e Instituição de Ensino Superior (f=30).

Biografia do Autor

  • Evanilde Silva da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Pedagoga. Mestranda em Educação (UFPA). Servidora pública da Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil).

  • Maria Edilene da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil).

  • André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Pedagogo. Doutor em Educação. Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, Macapá, Brasil) e da Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil). 

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

Formação empreendedora: uma revisão sistemática da literatura (2010-2020). (2022). Argumentum, 14(1), 63-84. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36523