Hierarquias raciais e de gênero na gestão administrativa e acadêmica da UFV

Autores

  • Edimara Maria Ferreira Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Karla Maria Damiano Teixeira Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37128

Resumo

Este artigo teve por objetivo investigar as desigualdades de gênero e raça na distribuição de cargos administrativos e acadêmicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa. Como embasamento teórico foi utilizado o conceito de regimes de desigualdade adotado por Acker, sendo a base de dados o Censo Étnico-racial da UFV e as informações disponibilizadas pela instituição. Os resultados apontaram para a sub-representação de mulheres e homens negros na hierarquia administrativa e acadêmica da UFV. Faz-se necessário que as políticas públicas implementadas contemplem outros marcadores sociais, uma vez que os espaços públicos e institucionais tendem a reforçar e perpetuar as assimetrias de gênero e raça presentes na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edimara Maria Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios. Mestra em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. (UFV, Viçosa, Brasil).

Karla Maria Damiano Teixeira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Economista Doméstica. Doutora em Family Ecology. Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. (UFV, Viçosa, Brasil).

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

Ferreira, E. M., & Teixeira, K. M. D. (2022). Hierarquias raciais e de gênero na gestão administrativa e acadêmica da UFV. Argumentum, 14(1), 99–117. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37128