Gênero, sexualidade e infância: produção acadêmica em debate

Autores

  • Cristiane Bonfim Fernandez Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Eunice Emanuelle Soares Martins Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.39009

Resumo

Analisa como os temas gênero e sexualidade de criança e adolescente foram discutidos/concebidos na produção científica dos periódicos da área do Serviço Social entre 2011 e 2020. Realizou-se um levantamento dos artigos no Portal de Periódicos da Capes com base nos descritores gênero, sexualidade, criança, adolescente e infância, tendo sido mapeados 54 artigos em língua portuguesa e, dentre esses, selecionados 10 para análise. As produções estudadas centram-se, principalmente, nas regiões Sudeste e Sul, em periódicos qualis B1 e B2 cujos autores estão vinculados, sobretudo, a instituições acadêmicas universitárias. A maioria dos artigos registra uma crítica ao viés estritamente biológico de sexualidade infantil e de gênero, uma vez que seus autores compreendem essa questão como construção histórico-cultural. Conclui-se que ainda são poucas as produções sobre a temática, observando-se, entretanto, um aumento expressivo de 2019 para 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Bonfim Fernandez, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social. Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (Unb). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade da Universidade Federal do Amazonas. (UFAM, Manaus, Brasil).  

Eunice Emanuelle Soares Martins, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social. Graduanda em Psicologia pela Instituição Centro Universitário do Norte – Ser Educacional. (UniNorte, Manaus, Brasil).

Downloads

Publicado

24-04-2023

Como Citar

Fernandez, C. B., & Martins, E. . E. S. (2023). Gênero, sexualidade e infância: produção acadêmica em debate. Argumentum, 15(1), 140–159. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.39009

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)