Programas de preparação para aposentadoria: desafio atual para a gestão de pessoas

Autores

  • Priscila Monick de Araújo Barbosa Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carla Montefusco de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.7473

Resumo

Esse trabalho apresenta como objetivo analisar a importância das ações de gestão de pessoas voltadas para o funcionário idoso em fase de aposentadoria, que remonta ao processo de envelhecimento, bem como a suas repercussões sociais, sobretudo no que concerne ao fim da idade produtiva para o capital. Para isso, recorreu-se a uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental e os resultados apontam que a introdução dos Programas de Preparação para Aposentadoria (PPA) pelas empresas contribui para a realização de um planejamento para a vida após aposentado, promovendo uma aposentadoria mais ativa. Assim, esses programas privilegiam o respeito ao ser humano, o que reflete diretamente na sua qualidade de vida, a partir da valorização dos aspectos biopsicossociais, por meio de uma ação prévia que constitui um instrumento efetivo em custo para apoiar o papel social do idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Monick de Araújo Barbosa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada e mestranda em Serviço Social pela Univerdade Federal do Rio Grande do Norte

Carla Montefusco de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, e doutoramento em Ciências Sociais pela UFRN. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Serviço Social e Recursos Humanos e Gestão de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social empresarial, reestruturação produtiva, gestão social, desenvolvimento sustentável e sociologia econômica.

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Dantas, P. M. de A. B., & de Oliveira, C. M. (2014). Programas de preparação para aposentadoria: desafio atual para a gestão de pessoas. Argumentum, 6(1), 116–132. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.7473