Ensino superior público brasileiro: acesso e permanência no contexto de expansão

Autores

  • Leana Oliveira Freitas Universidade Federal de Mato Grosso/Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Política Social/Departamento de Serviço Social
  • Gabrielle - Santos Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Serviço Social

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8188

Resumo

Este artigo, de natureza teórica e, como componente dos investimentos realizados em pesquisa numa instituição de ensino superior sobre os impactos dos Programas de Assistência Estudantil nas trajetórias escolares de estudantes de baixa renda, intenciona delimitar o espaço e o lugar da política de Assistência Estudantil, inserida no contexto das transformações conjunturais, políticas e econômicas ocorridas nos últimos anos em cenário nacional que reconfiguram e redefinem a realidade do acesso e permanência no ensino superior no país. De forma mais detalhada, este texto parte da caracterização e problematização do Programa Nacional de Assistência Estudantil, das suas proposições e objetivos e do modo como suas ações vêm se desenvolvendo na realidade das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com o intuito de demarcar sua relevância como avanço significativo na formalização desta política pelo Estado, no caminho de sua afirmação e fortalecimento como estratégia pública de democratização das universidades e de enfrentamento às desigualdades sociais no Brasil.

Palavras-chave: Educação Superior. Assistência Estudantil. Acesso e Permanência.

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Biografia do Autor

Leana Oliveira Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso/Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Política Social/Departamento de Serviço Social

Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983), Mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2001) e Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Serviço Social e Mestrado em Política Social. Coordenadora de Assistência Estudantil - Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - UFMT. Tem experiência na área de Serviço Social com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Seguridade Sociedade Social com centralidade na Política de Assistência Social, Desigualdade Social, Pobreza, Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais e, mais recentemente, Políticas de Cotas , Ações Afirmativas e Assistência Estudantil no Ensino Superior. Desenvolve atividades também de pesquisa e de extensão.

Gabrielle - Santos, Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Serviço Social

Estudante do último semestre do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa Política Social, Direitos Sociais e Serviço Social da mesma instituição/ICHS/PPGPS.

Realizou Estágio Obrigatório na Coordenação de Assistência Social da Pró-reitoria de Assistência Estudantil/UFMT.


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Publicado

15-12-2014

Como Citar

Freitas, L. O., & Santos, G. .-. (2014). Ensino superior público brasileiro: acesso e permanência no contexto de expansão. Argumentum, 6(2), 182–200. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8188