Mobilidade do capital e barreiras às migrações: desafios à política social

Authors

  • Ana Targina Rodrigues Ferraz Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.14829

Abstract

Trata o presente editorial de apresentação do número 03 do volume 08 da revista Argumentum, do tema do número e de um resumo dos artigos publicados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Ana Targina Rodrigues Ferraz, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES)
    Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo no Departamento de Serviço Social e coordenadora do Colegiado de Curso de Serviço Social.Trabalha com os seguintes temas: movimentos sociais, participação popular, democracia e política social.

References

ARAÚJO, T. M. et al. Diferencais de gênero no trabalho docente e repercussões sobre a saúde. Ciência e Saúde Coletiva, v.4, n.11, p. 1117-1129, 2006.

BAMBIRRA, V. El capitalismo dependiente latino-americano. México: Sigilo XXI, 1974.

CAMPOS, C. S. S. A face feminina da pobreza em meio à riqueza do agronegócio: trabalho e pobreza das mulheres em territórios do agronegócio no Brasil - o caso de Cruz Alta/RS. Buenos Aires: CLACSO, 2011.

DELGADO, G. C. Especialização primária como limite ao desenvolvimento. Desenvolvimento em Debate, v.1, n.2, p.111-125, 2010.

DOS SANTOS, T. Imperialismo y Dependencia. Caracas: Biblioteca Ayacucho de Clásicos Políticos da América Latina/Banco Central de Venezuela, 2012.

ENGELS, F. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. São Paulo: Centauro, 2002.

FERNANDES, F. Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

______________. Circuito Fechado. São Paulo: Hucitec, 1976.

______________. A Sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1980.

______________. O desafio educacional. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

______________. A Revolução Burguesa no Brasil São Paulo: Ed. Globo, 2005.

______________. Poder e Contrapoder na América Latina. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

FRANK, A. G. El Subdesarrollo del Desarrollo: um ensaio autobiográfico. Venezuela: Nueva Sociedad, 1991.

GODINHO, T. O feminismo e a luta dos trabalhadores. In: MST. Construindo Novas Relações de Gênero: desafiando relações de poder. Brasília: Setor Nacional de Gênero MST/MTE, 2005. p. 49-56.

HIRATA, H.; KERGOAT, D. A classe operária tem dois sexos. Estudos Feministas, v.2, n.1, pp. 93-100, 1994.

LEHER, R.; MOTTA, V. C. da. Trabalho Docente Crítico como Dimensão do Projeto de Universidade. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, n.1, p. 48-78, jun. 2014.

MARINI, R. M. Dialéctica de la dependencia, México: Ediciones Era, 1991.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

MARX, K. A Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MÉSARÓS, I. A Educação par além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

SAFFIOTI, H. B. A Mulher na Sociedade de Classes: mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1976.

Published

10-01-2017

How to Cite

Mobilidade do capital e barreiras às migrações: desafios à política social. (2017). Argumentum, 8(3), 4-7. https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.14829