Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de formatação dos Cadernos de Astronomia, descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

A revista Cadernos de Astronomia aceita a submissão de artigos destinados à divulgação científica, história da ciência, ensino e pesquisa em astronomia e áreas correlatas. O objetivo é tornar acessível a um amplo público, que inclui estudantes secundários, graduandos e simpatizantes da área, o conhecimento científico relacionado à astronomia, cosmologia e gravitação. Maiores detalhes sobre o escopo e política de seções da revista em Sobre a Revista.

As submissões podem ser feitas com textos escritos em português, espanhol ou inglês.

É recomendado pelo corpo editorial que os artigos sejam redigidos utilizando LaTex, acelerando o processo de editoração para publicação. No entanto, também aceita-se artigos redigidos em outros editores de textos, como Word e Writer (Libre Office). Em ambos os casos, as regras de formatação padrão dos Cadernos de Astronomia podem ser encontradas nos arquivos contidos neste link. Leia atentamente as instruções descritas no arquivo CdA-exemplo.pdf.

Divulgação Científica, Ciência e Sociedade

Textos com linguagem acessível ao público geral, sobre variados temas da área, com intuito de popularizar o conhecimento científico; Reflexões, discussões ou debates de temas pertinentes à educação, política, memória e humanidades, no âmbito da astronomia.

Artigos

artigos de pesquisa na área de astronomia, astrofísica, cosmologia e/ou gravitação; Resultados de trabalhos de Iniciação Científicas, projetos para Mostras de Astronomias e Monografias são aceitos para submissão.

Ensino

Artigos voltados para a prática didática, divulgação de metodologias pedagógicas ou e/ou debates sobre tópicos diretamente relacionado à prática de ensino de astronomia e áreas afins.

Textos Clássicos

Traduções de textos clássicos da física, que foram marcantes na evolução da pesquisa científica da área de astronomia, cosmologia e gravitação.

Resenha

Resenha de livros de astronomia ou áreas afins.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.