Sequência didática para o ensino de astronomia por investigação utilizando o Stellarium

Autores

  • Adriano Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Cibele Kemeicik
  • Augusto C. T. Monteiro
  • Thalita S. Benincá
  • Carlos D. S. Mattos
  • Guilherme L. Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.47083/Cad.Astro.v1n1.30532

Palavras-chave:

sequência didática, ensino de astronomia, Stellarium, modelo matemático

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar três propostas de sequências didáticas, cuja temática é a Astronomia, buscando um alinhamento com as habilidades trazida pela BNCC e utilizando metodologia por investigação. Como resultado final da aplicação destas práticas os alunos conseguirão: (1) determinar a massa de Júpiter, calculada a partir do eclipse de Io; (2) reconhecer as crateras e mares lunares; e (3) construir um diagrama H-R para as estrelas mais próximas.

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Publicado

31-07-2020

Como Citar

[1]
A. Oliveira, C. Kemeicik, A. C. T. Monteiro, T. S. Benincá, C. D. S. Mattos, e G. L. Schmidt, “Sequência didática para o ensino de astronomia por investigação utilizando o Stellarium”, Cad. Astro., vol. 1, nº 1, p. 123–137, jul. 2020.

Edição

Seção

Ensino