A escola vai à Mostra de Astronomia do ES: diálogos entre a educação formal, não formal e informal para o desenvolvimento da cultura científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47083/Cad.Astro.v1n1.31433

Palavras-chave:

ensino de astronomia, mostra de astronomia, educação formal, não formal e informal

Resumo

Esse artigo derivou do desenvolvimento de atividades de educação em astronomia, com vistas a incentivar a formação de futuros pesquisadores. Seu objetivo foi apresentar como ocorreu a participação de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello na Mostra de Astronomia do ES e de como isso promoveu seu envolvimento e participação nas três modalidades de educação, formal, informal e não formal, destacando a articulação entre elas. Com intuito de formar cidadãos com interesses para o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre termos astronômicos, desenvolvendo o gosto pela busca de conhecimento e para motivação dessa ação, formamos grupos para apresentação de trabalhos na Mostra de Astronomia do ES, utilizada como espaço de educação não formal. O evento contou com apresentação de trabalhos, palestras e premiações. Como resultado, um dos trabalhos apresentados pelos alunos foi premiado. Ganhou especial relevância a educação informal, momento em que os alunos discutiram sobre ciências, trazendo-a para suas vidas diárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

[1]
L. H. H. Oliveira, “A escola vai à Mostra de Astronomia do ES: diálogos entre a educação formal, não formal e informal para o desenvolvimento da cultura científica”, Cad. Astro., vol. 1, nº 1, p. 150–156, jul. 2020.

Edição

Seção

Ensino