O artigo fundador da teoria da relatividade restrita

Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento

Autores

  • Oliver Fabio Piattella UFES

DOI:

https://doi.org/10.47083/Cad.Astro.v1n1.31681

Palavras-chave:

Einstein, relatividade especial, relatividade restrita

Resumo

O texto apresentado a seguir é a tradução, do alemão ao português, do importante artigo de Albert Einstein de 1905, “Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”, no qual o físico de Ulm introduz a teoria da relatividade restrita e a sua aplicação à eletrodinâmica. A ideia de apresentar este texto, e outros similares, nos Cadernos de Astronomia é a de tornar acessíveis para um público maior possível as contribuições científicas que marcaram a história, mostrando elas nas suas formas originais, ainda não “processadas e industrializadas” na forma de livros-texto. Naturalmente, nem todas as contribuições fundamentais da ciência são acessíveis ao grande público, sendo muitas delas técnicas demais; porém outras, como no caso de “Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”, são suficientemente simples para serem acompanhadas e entendidas por alunos do ensino médio, e isso é surpreendente se considerarmos quanto esses trabalhos sejam pioneiros e tenham marcado a história da física.
A tradução foi feita diretamente do alemão. Também buscou-se conservar a diagramação utilizada pela revista Annalen der Physik, que primeiro publicou a obra que aqui se traduz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

[1]
O. F. Piattella, “O artigo fundador da teoria da relatividade restrita: Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”, Cad. Astro., vol. 1, nº 1, p. 157–176, jul. 2020.

Edição

Seção

Textos Clássicos