Uma Jornada pela vida no cosmos
Relato de experiência de ensino de astrobiologia
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v2n2.34052Palavras-chave:
ensino de astrobiologia, ensino de astronomia, astrobiologia, ensino de física, multidisciplinaridadeResumo
Nos últimos anos, uma nova ciência vem se destacando entre as áreas de conhecimento científico: a astrobiologia, um campo multidisciplinar derivado da astronomia e que ainda é raramente abordado em livros didáticos ou até mesmo na sala de aula. O presente artigo descreve uma experiência pedagógica com alunos de uma disciplina eletiva, dentro da parte diversificada do currículo do ensino médio/técnico da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Melquíades Vilar, localizada no município de Taperoá, Paraíba, Brasil. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer parte do arcabouço teórico da astrobiologia, realizaram experimentos, oficinas, e participaram de aulas de campo. Ao final da aplicação do projeto da disciplina, foram alcançadas melhorias no índice de aprendizagem dos alunos nas disciplinas da área de ciências da natureza e matemática, especialmente aquelas associadas à astronomia. Especificamente, durante a aplicação do projeto, houve um crescimento nas médias das disciplinas de física, química, biologia e matemática (todas elas abordadas direta e indiretamente no projeto) o que refletiu, por sua vez, no interesse geral dos alunos nestas componentes curriculares. O projeto, portanto, forneceu resultados pedagógicos positivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe Sérvulo Maciel Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.