Uma Jornada pela vida no cosmos

Relato de experiência de ensino de astrobiologia

Autores

  • Felipe Sérvulo Maciel Costa ECIT Melquíades Vilar

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v2n2.34052

Palavras-chave:

ensino de astrobiologia, ensino de astronomia, astrobiologia, ensino de física, multidisciplinaridade

Resumo

Nos últimos anos, uma nova ciência vem se destacando entre as áreas de conhecimento científico: a astrobiologia, um campo multidisciplinar derivado da astronomia e que ainda é raramente abordado em livros didáticos ou até mesmo na sala de aula. O presente artigo descreve uma experiência pedagógica com alunos de uma disciplina eletiva, dentro da parte diversificada do currículo do ensino médio/técnico da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Melquíades Vilar, localizada no município de Taperoá, Paraíba, Brasil. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer parte do arcabouço teórico da astrobiologia, realizaram experimentos, oficinas, e participaram de aulas de campo. Ao final da aplicação do projeto da disciplina, foram alcançadas melhorias no índice de aprendizagem dos alunos nas disciplinas da área de ciências da natureza e matemática, especialmente aquelas associadas à astronomia. Especificamente, durante a aplicação do projeto, houve um crescimento nas médias das disciplinas de física, química, biologia e matemática (todas elas abordadas direta e indiretamente no projeto) o que refletiu, por sua vez, no interesse geral dos alunos nestas componentes curriculares. O projeto, portanto, forneceu resultados pedagógicos positivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

[1]
F. S. Maciel Costa, “Uma Jornada pela vida no cosmos: Relato de experiência de ensino de astrobiologia”, Cad. Astro., vol. 2, nº 2, p. 142, ago. 2021.