Espectroscopia solar com instrumento alternativo

Autores

  • Guilherme Schmidt Instituto Federal do Espírito Santo
  • Thalita Benincá Instituto Federal do Espírito Santo
  • Adriano Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v2n2.35774

Palavras-chave:

espectroscopia solar, ensino de física

Resumo

Neste trabalho, os monitores do Observatório Astronômico do Ifes Guarapari (OAIG), que são alunos do Ensino Médio, construíram um espectroscópio baseado no trabalho de Azevedo, Souza e Castro, de 2019. Como a proposta era desenvolver um instrumento de baixo custo e acessível, foram feitas algumas modificações no modelo. Essas alterações consistiram na substituição da rede de difração por um DVD e também na troca do dispositivo de captura de imagem por uma webcam. O aparato construído foi utilizado para coletar o espectro solar.
Apesar das limitações impostas, devido a faixa de sensibilidade da webcam e ao poder de resolução do DVD, os resultados obtidos mostraram que algumas linhas de Fraunhofer coincidem com aquelas presentes na literatura, com destaque para o Fe I e Mg I.
Apesar desta limitação, o aparato cumpre seu objetivo didático e possibilita a abordagem de temas ligados à física quântica e a óptica física. Por outro lado, o uso da CCD e de uma rede de difração comercial com mais ranhuras, melhorariam significativamente os resultados obtidos, do mesmo modo que, aumentaria o custo de construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

[1]
G. Schmidt, T. Benincá, e A. Oliveira, “Espectroscopia solar com instrumento alternativo”, Cad. Astro., vol. 2, nº 2, p. 160, ago. 2021.

Edição

Seção

MAES - Trabalhos premiados