Estrelas e buracos negros: uma proposta transdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v4n1.39732

Palavras-chave:

Astronomia, Educação, Transdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho advém de uma pesquisa de iniciação científica em educação em astronomia e transdisciplinaridade. O objetivo proposto foi, através da transdisciplinaridade expor o tema “Estrelas e Buracos Negros”. A elaboração da pesquisa se iniciou com estudos bibliográficos para composição de um texto didático sobre o tema e culminou num seminário online na modalidade curso de extensão. Os sujeitos da pesquisa foram discentes de graduação da
UESB e outras instituições, dentre estes e outros convidados compareceram 50 pessoas. A palestra foi conduzida com alternância de slides e do software astronômico Space Engine, a condução foi norteada pela abordagem transdisciplinar. Exploramos os sistemas estelares mostrando desde seu “nascimento” ao seu “fim” e os  buracos negros. Aplicamos um questionário ao fim da apresentação para colher os resultados da pesquisa, para os quais destacamos que 79,2% disseram que a proposta transdisciplinar foi proveitosa. Concluindo então que a proposta cumpriu com seu perfil transdisciplinar com boa aprovação dos convidados, mas que necessita de melhoria em alguns aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

B. Nicolescu, O Manifesto da transdisciplinaridade (Triom, São Paulo, 1999).

A. Sommerman, M. F. Mello e V. M. Barros (eds.), Educação e Transdisciplinaridade II (Triom, São Paulo, 2002).

V. Romanyuk, Space engine: the universe simulator, Cosmographic Software, versão 0.9.8.0. Disponível em https://spaceengine.org/, acesso em dez. 2019.

E. Morin, Introdução ao pensamento complexo (Sulina, Porto Alegre, 2015).

N. M. Santos, Problematização das dificuldades de aprendizagem, Trabalho de conclusão de atividades do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-2007) (2009). Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2320-8.pdf, acesso em fev. 2023.

Downloads

Publicado

10-03-2023

Como Citar

[1]
L. Correia, “Estrelas e buracos negros: uma proposta transdisciplinar”, Cad. Astro., vol. 4, nº 1, p. 129–133, mar. 2023.

Edição

Seção

Ensino