Publicação de BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Ver perfil de BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering, gráfico

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

Desenvolvimento do modelo de negócios e análise estratégica de uma microempresa do ramo alimentício artesanal Autores Letícia Pereira Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Robert Cruzoaldo Maria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Tatielle Menolli Longhini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)  https://lnkd.in/dwh4kWJj DOI: https://lnkd.in/deFXn5te Palavras-chave: Modelo de negócios, Canvas, Análise SWOT, Microempresa de panificação, Fermentação natural Resumo O presente estudo trata-se do desenvolvimento do Modelo de Negócios de uma Microempresa do setor de panificação artesanal e tem como objetivo utilizar o Modelo de Negócios, ferramenta utilizada para compreender a maneira de se entregar valor, observando o negócio pelo macro, para definir o futuro da empresa no mercado. Quanto a metodologia utilizada, a pesquisa se apresenta como descritiva, com abordagem qualitativa e obteve como método técnico o estudo de caso. Os dados foram coletados através de pesquisa documental, pesquisa-ação e análise de dados primários. Foram utilizadas as ferramentas Modelo de Negócios Canvas e análise estratégicas por SWOT que se mostraram bastante úteis, permitindo uma visão mais clara das distintas áreas da empresa. Mesmo com a limitação da ausência de dados sobre o setor do negócio, quando realizadas as análises dos quadros elaborados pelas ferramentas utilizadas, têm-se elaborações importantes para a Microempresa. Os objetivos esperados foram atingidos e a Microempresa tem espaço e meios para realizar seu crescimento.

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Entre para visualizar ou adicionar um comentário