Aplicação do MASP para apropriação de mão de obra para ordens de serviços de manutenção de equipamentos ferroviários Autores Licia Lopes Gonçalves Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Neuber Samy Ferreira de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) https://lnkd.in/dfDp8S86 Tatielle Menolli Longhini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) https://lnkd.in/dwh4kWJj DOI: https://doi.org/10.47456/ bjpe.v10i2.43650 Palavras-chave: MASP, Manutenção, Serviços Ferroviários, Ciclo PDCA, Planejamento e controle de manutenção, Ferramentas da qualidade Resumo O estudo visa abordar a importância da gestão da manutenção para a competitividade das organizações, destacando a busca por eficiência nos processos. Desta forma, será analisada a necessidade de estratégias de gestão, mencionando ferramentas como Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) e Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP), como o SAP, para aprimorar a eficácia dos processos de manutenção. Neste sentido, com o intuito de melhorar o setor de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) em uma empresa mineradora e logística, o estudo propõe a aplicação do MASP para aprimorar a apropriação de mão de obra nas ordens de serviço de equipamentos ferroviários. Seus objetivos incluem identificar problemas, aplicar o MASP para melhorar o processo de apropriação de mão de obra e propor ações para minimizar impactos nos indicadores de manutenção. Ferramentas como MASP e PDCA são exploradas como métodos para identificar, analisar e resolver problemas, garantindo melhorias contínuas nos processos. Diversas ferramentas do MASP são apresentadas, como Gráfico de Pareto, 5 Porquês, 5W1H, Diagrama de Ishikawa e Brainstorming. Desta forma, a aplicação das ferramentas permitiu contribuir para o entendimento e aprimoramento da gestão da manutenção ferroviária, buscando determinar a causa raiz e solucionar problemas específicos e alcançar melhorias contínuas no processo de apropriação de mão de obra da manutenção de equipamentos ferroviários.