Publicação de BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Ver perfil de BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering, gráfico

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

Resíduos de poda versus economia circular: um estudo de caso Autores Ana Paula Levandoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  https://lnkd.in/dQT7-Fa6 Fernanda Trentin Universidade do Contestado - Campus de Concórdia  https://lnkd.in/djyAKGCj Jacir Favretto Universidade do Contestado - Campus de Concórdia Leopoldo Pedro Guimarães Filho Universidade do Extremo Sul Catarinense Vilson Menegon Bristot Universidade do Extremo Sul Catarinense  https://lnkd.in/dDt-tQMw Mari Aurora Favero Reis Universidade do Contestado  https://lnkd.in/dyRXZDyp DOI: https://lnkd.in/dPrQE-4B Palavras-chave: Resíduos de poda, arborização, vegetação urbana, sustentabilidade Resumo A gestão de resíduos sólidos urbanos é mais discutida quando se trata de resíduos contaminantes, mas pouco se discute sobre a sustentabilidade na gestão urbana de resíduos de podas. O objetivo do estudo é identificar a demanda e destinação dos resíduos das podas de árvores e arbustos na cidade de Concórdia, SC. O estudo tem abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados em planilha, no período de janeiro a setembro de 2019. A partir dos dados apresentados pela empresa prestadora do serviço na cidade de Concórdia foi possível efetuar uma análise diária e mensal das coletas no período. Os resultados mostraram que os meses com maior quantidade de poda foram maio, junho, julho, demonstrando ser uma safra de poda de inverno, com média diária foi de 4 tonelada/dia. A análise mostra os desafios nas coletas e destinação. Este material é destinado em aterro sanitário, porém é pode ser matéria prima em sistemas produtivos, como na produção da energia. Também, o estudo mostra a necessidade de desenvolver programas de educação ambiental para reduzir a quantidade de resíduos de poda na cidade.

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

1 sem

Biografia do Autor Ana Paula Levandoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo UFRGS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021); atualmente é estudante de doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo UFRGS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fernanda Trentin, Universidade do Contestado - Campus de Concórdia Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (incompleto) pela Universidade do Contestado (UNC).

BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

1 sem

Jacir Favretto , Universidade do Contestado - Campus de Concórdia Doutor em Engenharia da Produção (UFRGS); Atualmente é professor na Universidade do Contestado, no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos, mestrado associado entre UNIPLAC, UNC, UNESC, UNIVILLE e no Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA / UNC). Leopoldo Pedro Guimarães Filho , Universidade do Extremo Sul Catarinense Doutor em Ciências Ambientais (UNESC), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC); Atualmente é professor na Universidade do Extremo Sul Catarinense, no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos, mestrado associado entre UNIPLAC, UNC, UNESC, UNIVILLE. Vilson Menegon Bristot, Universidade do Extremo Sul Catarinense Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais - PPGE3M - da Escola de Engenharia da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor na Universidade do Extremo Sul Catarinense, no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos, mestrado associado entre UNIPLAC, UNC, UNESC, UNIVILLE.

BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

1 sem

Mari Aurora Favero Reis, Universidade do Contestado Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Atualmente é Professora na Universidade do Contestado, no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos, mestrado associado entre UNIPLAC, UNC, UNESC, UNIVILLE e no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA / UNC).

Ver mais comentários

Entre para visualizar ou adicionar um comentário