Publicação de BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Ver perfil de BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering, gráfico

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

Aplicação do software plant simulation como ferramenta de melhoria de processos em linha de rádios automotivo Autores Tatiane Pinto dos Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção  https://lnkd.in/dWPFC_Mm Armando Araújo de Souza Junior Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção  https://lnkd.in/dznkqCWC Carlos Américo de Souza Silva Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis, Santa Catarina DOI: https://lnkd.in/dfNm2C8H Palavras-chave: Simulação Computacional, WIP, JIT Resumo As empresas necessitam aprimorar seus processos para atender às demandas dos consumidores. Diante disso, a simulação computacional é uma ferramenta poderosa para a implementação de melhorias no processo, pois consiste na representação virtual de um sistema em diferentes cenários, auxiliando na tomada de decisões. Assim, neste estudo, foi empregado o programa de simulação Plant Simulation para determinar o tamanho ideal das WIPs de uma linha de montagem de rádios automotivos no distrito industrial de Manaus, levando em conta o princípio do Just In Time (JIT) de produzir somente o necessário. A simulação computacional foi realizada com os dados reais do processo de montagem, em que estes dados foram obtidos através da cronoanálise das estações de trabalho da linha de montagem e através da metodologia de Yamazumi para identificar as principais perdas do processo. Após o dimensionamento dos WIP’s por meio do software de simulação, foi feita a implementação na linha de montagem. Os resultados foram positivos, pois ocorreu a diminuição da ociosidade das máquinas do processo e, consequentemente, o aumento de 6% da capacidade produtiva da linha.

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

1 sem

Biografia dos Autores: Tatiane Pinto dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Atualmente cursando Mestrado em Engenharia de Produção na UFAM. Engenheira de Controle e Automação formada pelo IFAM, com pós-graduação em Engenharia de Produção pela Uniasselvi. Possui dois anos de experiência na área de Engenharia de Processo, onde atua com projetos e melhoria contínua no processo de produção, balanceamento de linhas, introdução de novos modelos (NPI), estudo de métodos e tempos, análise de capacidade de produção e indicadores de produtividade. Possui experiência com desenho de layout de linha de produção por meio do Software AutoCAD e desenho de peças e dispositivos por meio do Software Inventor.

BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

1 sem

Carlos Américo de Souza Silva, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis, Santa Catarina Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEP/UFSC, Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Processos Industriais pelo Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - ITEC/UFPA (2010), Especialista MBA em Gestão de Produção pelo Centro de Ensino Superior do Amazonas/CIESA (2004), Especialista em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2002), Especialista em Ergonomia pela Faculdade Unyleya (2019), Especialista em Engenharia de IoT pela Faculdade Unyleya (2019), Tecnólogo Eletrônico pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia/UTAM (1999). Experiência no Polo Industrial de Manaus com 26 anos de atuação, trabalhando como Gerente de Engenharia de Processos e Materiais na Evadin Indústrias da Amazônia SA, Gerente de Contas na Envision Indústrias de Produtos Eletrônicos, Coordenador de Engenharia da Jabil do Brasil, Docente do Centro Universitário do Norte - UNINORTE e Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Engenharia, Gestão de Processos, Sistemas e Ambiental. Atualmente é Gerente de Engenharia na Harman da Amazônia.

BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

1 sem

Armando Araújo de Souza Junior , UFAM - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Administrador de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pelo CIESA, possui MBA Executivo em Gestão da Produção também pelo CIESA, Especialista em Produção de Material Didático EaD pela UFAM, Especialista em Gestão dos Hospitais Universitários Federais do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em SP. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui certificação de Green Belt e Black Belt pela Oriel/SETEC/Coca Cola Company. Sua experiência profissional inclui os cargos de Gerente Administrativo Financeiro, Coordenador de Expedição, Coordenador de Materiais em empresas de grande porte do Pólo Industrial de Manaus. Foi Coordenador do Curso de Administração Pública EaD, Chefe do Departamento de Administração, Diretor de Recursos Humanos e Pró-Reitor de Administração e Finanças da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais, Docente do Programa de Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Produção - PPGEP/UFAM. Avaliador de Cursos do INEP.

Ver mais comentários

Entre para visualizar ou adicionar um comentário