Análise de dimensões e elementos da fidelidade de clientes em um evento musical sergipano Autores Mariana Melo Carvalho Andrade Universidade Federal de Sergipe https://lnkd.in/eUMMPxr2 Emerson Cleister Lima Muniz Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção. https://lnkd.in/er9UcDVK DOI: https://lnkd.in/e4CmVTvN Palavras-chave: Fidelidade de clientes, Elementos da fidelidade, Dimensões da fidelidade, Evento Musical, Engenharia do Entretenimento Resumo O lazer faz parte da vida cotidiana da população e as opções de entretenimento crescem a cada dia, a citar os eventos musicais que tem crescente participação na economia. Assim, este trabalho investiga quais elementos mais influenciam a fidelidade de clientes em eventos musicais. Para tal identifica via revisão sistemática integrativa da literatura 03 principais dimensões da fidelidade sendo elas Conexão, Satisfação e Experiência e 12 elementos pertencentes a elas. Elas foram verificadas por uma survey junto a clientes de um evento musical obtendo-se 101 respostas válidas par análise e verificação da teoria versus realidade. Dos resultados constatou-se que a dimensão Satisfação tem maior influência sobre a amostra, destacando elementos como qualidade dos serviços de limpeza, higiene e alimentação, política de preços praticada, diversificação de atrações dentre outros. Enquanto a dimensão Conexão teve menor influência. Ademais, analisou-se os elementos por perfil de clientes, trazendo um concatenado de oportunidades e insights que contribuem na melhoria da experiência ofertada pelo evento e impulsão da fidelidade do público. Por fim, esta pesquisa preenche uma lacuna de pesquisa na Engenharia do Entretenimento, campo ainda pouco explorada no cenário nacional e com poucos trabalhos empíricos.
BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post
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A UBC - União Brasileira de Compositores publicou a 4a edição da pesquisa Empresariamento Artístico e Mercado de Shows ao Vivo, publicada bianualmente desde 2017 numa parceria entre ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing e Music Rio Academy, coordenada por mim. Quais as principais dificuldades que os artistas enfrentam no desenvolvimento de suas carreiras? Qual o percentual de participação financeira praticado por empresários e artistas? Quanto o mercado de shows ao vivo movimenta financeiramente no Brasil? Ajude a responder essas e outras perguntas clicando aqui para responder o nosso formulário. Ajude a gerar dados cada vez mais confiáveis para o desenvolvimento do mercado da música. https://lnkd.in/djJADbEr
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Sabemos que a música impacta diretamente na emoção das pessoas, na percepção de tempo e nas atividades que estão sendo exercidas durante o dia a dia. Não é diferente quando queremos promover um evento corporativo ou criar um ambiente agradável de trabalho e networking. A música ambiente vai ajudar a moldar as diferentes sensações que um evento corporativo oferece: momentos de descontração e interação, e momentos de concentração. UNIÃO!
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Repertório Sob Medida: Como Criar a Trilha Sonora Perfeita para Eventos Corporativos com Música ao Vivo Montar o repertório ideal para eventos corporativos com música ao vivo pode ser uma tarefa desafiadora. A escolha das músicas adequadas vai além de apenas selecionar hits conhecidos. É essencial considerar o perfil da empresa, o público presente e o tipo de evento para garantir que a trilha sonora seja perfeita. Em São Paulo, onde a oferta de entretenimento ao vivo é vasta, escolher o repertório certo pode fazer toda a diferença no sucesso de uma festa ou confraternização corporativa. Neste post, vamos desvendar mitos, contar histórias engraçadas sobre o assunto e explicar como montar um repertório sob medida para seu evento corporativo. Vamos também explorar diferentes tipos de eventos e opções para personalizar a trilha sonora, incluindo dicas sobre bandas ao vivo, karaokê com banda e muito mais! Veja o artigo completo https://lnkd.in/g4CJSWqF
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A Música Certa: Seleção de Repertório para Eventos Corporativos Quando se trata de planejar um evento corporativo de sucesso, a seleção de repertório musical é um dos detalhes mais importantes. A música tem o poder de transformar a atmosfera, criar a sensação desejada e até mesmo influenciar o comportamento dos convidados. Seja para uma confraternização de fim de ano, uma reunião de networking ou uma grande festa de empresa, a escolha da música certa pode fazer toda a diferença. Porém, muitos ainda têm dúvidas sobre como escolher o repertório ideal, especialmente em eventos de médio a grande porte. Em São Paulo, um dos maiores centros de eventos corporativos do Brasil, a tarefa pode parecer ainda mais desafiadora devido à diversidade de opções e preferências musicais. Além disso, a grande variedade de estilos e a demanda por experiências personalizadas tornam a escolha do repertório uma decisão ainda mais importante para garantir o sucesso do evento. Veja o artigo completo: https://lnkd.in/gkjDZkAt #eventocorporativo #músicaaovivo #karaokecombanda
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Como a música ao vivo reflete a identidade da sua empresa Quando falamos sobre eventos corporativos, um dos elementos que mais chamam a atenção e ajudam a criar uma experiência marcante é a música ao vivo. Em São Paulo, onde a diversidade de cultura e estilo é evidente, escolher a música certa pode fazer toda a diferença na forma como sua empresa é percebida pelos colaboradores, parceiros e clientes. A música tem o poder de refletir a identidade da sua empresa de uma maneira única, criando uma atmosfera que alinha a cultura organizacional com os valores que você quer transmitir. Veja o artigo completo: https://lnkd.in/g4mfunTV #bandaparaevento #karaokeaovivo
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Ei, tu, produtor cultural! Quer saber como transformar seu espetáculo em um sucesso de vendas? Vem comigo que eu te conto como aprender estratégias de marketing para bombar as vendas de ingressos em seu evento cultural. Nos próximos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, às 17h, acontece a Lead Live Cultural. Você vai aprender, com os especialistas em Gestão de Tráfego da Lead Performance, como investir, criar estratégias de conteúdo e destacar sua peça de teatro no mercado. Tudo pelo valor de uma meia-entrada. 03/02: Como calcular o investimento ideal em Marketing Digital para sua peça de teatro 04/02: As 3 fases da Estratégia de Conteúdos para engajar e alcançar seu público 05/02: O Marketing Digital Como Protagonista: a importância de estratégias eficientes para o sucesso do seu espetáculo Saiba mais aqui: https://lnkd.in/dke2qC9g
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O espetáculo nos ajuda a sair da monotonia do cotidiano. O pôr-do-sol, música e uma bela obra de arte têm esse poder. A grande questão é que podemos utilizar isso para tornar sistemas de consumo mais interessantes aos consumidores. Neste texto falo do espetáculo como fonte de experiência do consumidor. Explico o conceito, uso exemplos e termino com um exemplo de inovação nesse sentido. #ExperiênciaDoConsumidor #ConsumerExperience #ExperiênciaDoCliente #CustomerExperience #Espetáculo #ValorExperiencial #MapaDeValorExperiencial #MVE https://lnkd.in/dBFj5U2x
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A Folha de São Paulo da semana passada, na Ilustrada, trouxe ótima matéria sobre o estouro da bolha dos grandes eventos de música do país. Parecia que o céu seria o limite, mas o cancelamento de turnês em estádios da Ivete e da Ludmilla e um número grande de festivais cancelados ou adiados mostra que começou a faltar dinheiro para tanta coisa ao mesmo tempo e que ingressos estão caros. Eu gosto muito de música e de shows os mais variados possíveis, mas confesso que tomei sustos com os preços do Rock in Rio, Luis Miguel em estádio e Simply Red ano que vem, e ficava me perguntando como as pessoas tinham tanto dinheiro para desembolsar 500,00 por ingresso para um show, fora locomoção e comida. O setor reclama que há um excesso de oferta, cachês que subiram muito, falta de mão de obra especializada, dificuldades de logística e muitos dos shows pagos, são os mesmos oferecidos gratuitamente com verbas sem controle de Prefeituras. Outro ponto que achei relevante na matéria foi a questão da super exposição. Há artistas com redes sociais imensas, que por excesso de vitrine viraram arroz de festa e que nem com ingressos baratos enchem estádio. Número de seguidores não é sinônimo de conversão. Shows com a formação original dos Titãs ou do Caetano e Bethânia juntos, que não tem esses público todo nas redes, lotam pela raridade e escassez. Trazendo para o mundo dos grandes eventos do livro, isso acende uma luz amarela para a próxima Bienal do Livro de SP. Diferente da euforia em 2022, as pessoas não estão mais tão sedentas por eventos, estão com o dinheiro para lazer mais disperso e comprometido, e não será época de férias escolares na cidade. Vários colegas do setor com quem conversei estão fazendo pente fino nos custos do evento e segurando o que podem, porque não acreditam num resultado muito maior que o de 2 anos atrás e estandes, mão de obra, frete e livros ficaram bem mais caros. A atratividade do evento, a lista dos convidados, a estética dos estandes, e, principalmente, preços realmente atrativos para os leitores, serão fundamentais para que o evento seja bom para todos e que realmente cresça de forma real em relação a 2022. O desafio de fazer isso tudo com rentabilidade está lançado. #livros #eventos #mercadoeditorial
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💸 "Cada cadeira vale R$1000", mas e a segurança? Trabalho com produção de eventos há 17 anos e nesse tempo já ouvi absurdos como "cada cadeira vale R$1000, não to nem aí pro espaço, tem que fazer caber mais". Não à toa, demiti esse cliente. Mas essa mentalidade é mais comum do que deveria ser, e ela coloca em risco não só a segurança do público, mas também a credibilidade da marca e a experiência do usuário. A segurança dos participantes sempre vem em primeiro lugar. Como produtores de eventos, é nosso papel conscientizar e educar o mercado e nossos clientes sobre a importância disso. Infelizmente, a ganância por mais ingressos vendidos muitas vezes compromete o conforto e a segurança, gerando filas intermináveis, desconforto, e até problemas estruturais como falta de ar condicionado adequado. Um exemplo recente e trágico dessa falta de cuidado foi o incidente no Boardmasters Music, um festival que acontece na Inglaterra e infelizmente algumas pessoas ficaram feridas após um colapso na multidão devido ao excesso de público no espaço. Vou deixar a matéria nos comentários. Em eventos culturais de espaço aberto acredito que é onde mais acontece pois a falsa sensação de que "sempre cabe mais alguém" é perigosa e pode levar a situações ruins como no caso do festival. Quando se fala do mundo underground então o risco é ainda maior. Já no mundo corporativo em eventos internos pra colaboradores ou convidados, como é de se esperar, geralmente focam na qualidade da experiência, pois dentre vários motivos, um deles é que não há venda de ingressos. Cada um sabe onde o calo aperta, mas repito, o dinheiro nunca pode vir antes da segurança ou da experiência do público. Lembre-se: Eventos são uma oportunidade única de posicionamento de marca e construção de autoridade. Comprometer a experiência do público é jogar o investimento fora. Vamos priorizar a segurança e a qualidade (aumentando LTV com seu cliente), e garantir que cada evento seja memorável não por experiências ruins mas sim pelos motivos certos. Ah, vou compartilhar uma tabela com as metragens médias por pessoa em diferentes tipos de eventos. Para receber basta entrar na Cúpula da Produção, meu grupo grátis de conteúdos de evento para produtores. Me pede o link por mensagem e nos encontramos lá. Tamojunto e #boraproplay
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Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)
10moBiografia do Autor Mariana Melo Carvalho Andrade, Universidade Federal de Sergipe Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Sergipe (UFS) Emerson Cleister Lima Muniz, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), Mestre e Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e Universidade Federal de Sergipe (2011), respectivamente. Graduado em Tecnologia em Informática e Gestão da Informação pela Universidade Tiradentes (2008). Professor e Vice-Chefe do Departamento de Engenharia de Produção e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, ambos da Universidade Federal de Sergipe. Concentra pesquisas na gestão e melhoria dos Serviços tendo a Experiência do Cliente, Experiência do Colaborador e as diretrizes e elementos da Gestão do Conhecimento do Cliente como base para este fim