Avaliação do ciclo de vida de agregados reciclados aplicados a materiais de construção de base cimentícia Autores Lukas Bruno Damazio Bello Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil https://lnkd.in/dh6iyeFc João Luiz Calmon Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil https://lnkd.in/ep6_7gHa DOI: https://lnkd.in/dGC8eDMx Palavras-chave: ACV, Sustentabilidade, RCD Resumo Os Agregados Reciclados (AR) emergem como uma solução para diminuir os impactos ambientais convertendo Resíduos da Construção e Demolição (RCD) em material de construção. O objetivo geral da pesquisa é realizar uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do uso de AR para a produção de materiais de construção civil à base de cimento, visando avaliar a influência do AR nos indicadores de impactos ambientais. Ao todo foram utilizados 24 traços para o uso do AR; em argamassas, blocos pré-fabricados, concreto sem fins estruturais, estruturais e autoadensáveis. Foi utilizado o programa OpenLCA para o cálculo dos impactos ambientais por meio de 5 diferentes métodos de impacto. Ao analisar o Inventário de Ciclo de Vida e interpretar os resultados da ACV nota-se que a produção de AR se apresenta como solução viável ambientalmente em relação ao material referência desde que os impactos evitados pela reciclagem sejam contabilizados. O transporte de RCD é o principal responsável pelos impactos gerados. O material reciclado se mostrou ambientalmente viável em diversos teores de substituição tendo obtido reduções de até 43,6% nos indicadores. O AR tem potencial para substituir os Agregados Naturais (AN) em quase todos os cenários analisados.
João Luiz Calmon Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1978), Mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ (1986), Doutorado em Engenharia Civil - Universitat Politècnica de Catalunya UPC - E T E Caminos Canales y Puertos de Barcelona (1995) e Pós-doutorado no Instituto de Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja - CSIC - Madrid. É professor Professor TITULAR da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (aposentado e voluntário). Na UFES, professor nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Professor Visitante no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ex-professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Bolsista Pesquisador Capixaba (produtividade) - BPC da Fundação de Amparo á Pesquisa do Espírito Santo - FAPES. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil.
Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)
11moBiografia do Autor Lukas Bruno Damazio Bello, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Vale do Rio Doce (2017). Especialista em Modelagem e dimensionamento de Estruturas pelo IPOG e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela PUC-Minas. Atualmente é aluno de mestrado do departamento de Engenharia Civil da UFES.