BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post

View profile for BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

Análise das estratégias de marketing na engenharia civil do cariri cearense: um estudo baseado nas construtoras e seguidores da rede social Instagram Autores Ingra Maria Ferreira Saraiva Universidade Federal do Cariri  https://lnkd.in/dt3ZeNpt Dimas de Castro e Silva Neto Universidade Federal do Cariri  https://lnkd.in/dxPUU98Q DOI: https://lnkd.in/dBRaDg_7 Palavras-chave: clientes, engenharia civil, ferramentas, Instagram, Insights, marketing digital Resumo A análise do perfil dos seguidores nas redes sociais é fundamental para o marketing digital das empresas de engenharia civil. Este estudo investigou as estratégias de marketing digital em construtoras na região do Cariri cearense, dividido em duas partes. Foi analisado o perfil dos usuários do Instagram de uma construtora local e comparados métodos de marketing com outras empresas da região. Objetivos específicos incluíram avaliar segmentações demográficas e geográficas, identificar a presença digital da construtora e verificar a viabilidade do marketing digital. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, análise de dados do Instagram e um formulário aplicado a construtoras locais. Os resultados indicaram aumento no engajamento e alcance da construtora estudada, com diferença de mais de 10% entre os usuários masculinos e femininos, e maioria dos seguidores na faixa etária de 25 a 34 anos. A maioria das construtoras utilizam o Instagram como principal rede social, mas muitas não empregam profissionais especializados, enfrentando dificuldades como falta de tempo e conhecimento em ferramentas de marketing. A pesquisa destaca a evolução do marketing na construtora estudada e a preferência dos usuários por conteúdos em formato de vídeos curtos.

  • No alternative text description for this image
  • No alternative text description for this image
  • No alternative text description for this image

To view or add a comment, sign in

Explore topics