Aplicação de análise estatística para validação de parâmetros na medição de desempenho da vulnerabilidade da rede viária Autores João Evangelista Dantas dos Santos Universidade Federal do Ceará Bruno Vieira Bertoncini Universidade Federal do Ceará https://lnkd.in/gfZ8R87y DOI: https://lnkd.in/gdDs_bqv Palavras-chave: Vulnerabilidade da Rede Viária, Parâmetros de Desempenho, Análise Estatística, Topologia, Planejamento Urbano Resumo A forma da rede viária influencia o tempo de viagem dos usuários em situações de interrupções. Estudos sobre a vulnerabilidade da rede viária geralmente não consideram essa característica, o que pode levar a conclusões incorretas. O objetivo deste trabalho é o de analisar o impacto da escolha do parâmetro de desempenho na avaliação da vulnerabilidade, utilizando redes regulares e irregulares como modelos. Para isso, este trabalho consistiu de uma revisão da literatura sobre topologia viária e vulnerabilidade da rede viária, da modelagem e simulação de dois cenários e da análise dos resultados utilizando estatística descritiva e testes paramétricos. O tempo de viagem se mostrou um parâmetro sensível à forma da rede, com a rede irregular apresentando tempos de viagem maiores que a rede regular. Já os parâmetros fluxo e velocidade não apresentaram diferenças significativas entre as redes. A escolha de parâmetros adequados é crucial para entender o impacto das interrupções no sistema de transporte. O tempo de viagem, sendo sensível à forma da rede, deve ser considerado no planejamento e na gestão de redes viárias. Os resultados deste estudo auxiliam nas decisões por parte dos gestores públicos, na comunicação com a sociedade e no desenvolvimento de cidades mais resilientes.
João Evangelista Dantas dos Santos Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Operação e Planejamento do Sistema de Transportes com ênfase em Logística e Transporte da Carga. Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2014-2016), na área de Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte, participando da Linha de Pesquisa em Transporte e Logística da Carga, cuja pesquisa trata da Análise da Vulnerabilidade de Rotas do Transporte Urbano de Cargas, abordando a aplicação dos conceitos de Confiabilidade, Manutenção e Riscos na medição do risco de um evento não regular e imprevisível. Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. - Possui título de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela URCA - Universidade Regional do Cariri (2009-2014), finalizado com a proposta da utilização da metodologia DMAIC para avaliação do conceito de Lean Manufactory e SMED no departamento de Injeção Plástica. Atualmente é Professor Substituto do Curso de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica ofertado pela Universidade Regional do Cariri (URCA)
Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)
10moBruno Vieira Bertoncini Professor Associado do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (2005), Mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2007), na area de Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, na área de Planejamento e Operação em Sistemas de Transportes (2010). Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), financiado pela CAPES, junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da UFC (2011/2012). Atualmente é Diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Está como Diretor Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Engenharia de Transportes (2023/2024). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Planejamento de Sistemas de Transportes; Transporte e logística da Carga; Estudo de emissões de poluentes atmosféricos provenientes do setor de transportes; Modelagem em transportes; Estimação de matrizes origem-destino sintéticas.