Planejamento Urbano e Mobilidade: Avaliação de uma Proposta de Infraestrutura Viária em Juazeiro do Norte Autores João Evangelista Dantas dos Santos Universidade Federal do Ceará https://lnkd.in/gNG9pVWQ DOI: https://lnkd.in/gyAT5aAG Palavras-chave: Simulação de Tráfego, Gestão Pública, Tempo de Viagem, Velocidade Média, Planejamento Urbano Resumo O estudo focou na análise da substituição de determinadas infraestruturas viárias em Juazeiro do Norte, Ceará, conforme proposta do PDM, visando melhorar o fluxo e a segurança viária. A pesquisa teve como objetivo validar a proposta do poder público de substituir um plano semafórico por uma rotatória, com simulações realizadas no software AIMSUN. O método utilizado combinou análises quantitativas e qualitativas para avaliar os efeitos dessa mudança além de coletados dados sobre emissão de CO2, velocidade média e tempo de viagem. A análise qualitativa incluiu observações detalhadas do comportamento do tráfego sob diferentes cenários de implementação, enquanto os resultados quantitativos mostraram que a substituição de semáforos por rotatórias pode melhorar o fluxo de tráfego e reduzir congestionamentos, além de aumentar a segurança viária. No entanto, a implementação de certas medidas sem um planejamento adequado pode não alcançar os benefícios esperados, exigindo adaptações contínuas durante os testes. Concluiu-se que é crucial um planejamento urbano integrado e sustentável, baseado em dados empíricos e análises técnicas detalhadas, que deverão forçar investimentos contínuos em infraestrutura viária e modernização das facilidades quanto a oferta de transporte público dentre outras medidas que são essenciais para promover uma mobilidade.
BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post
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A CONCESSÃO de rodovias já se provou ser um eficiente ✅ formato de administração de vias! Dados apontam que: 🛣️ As melhores rodovias são concedidas 👍🏼 Vias concedidas são mais seguras 🎯 O fluxo de vias concedidas é mais rápido ❗Problemas em vias concedidas recebem maior atenção 💵 Os usuários preferem pagar tarifa que andar em vias ruins Além de tudo citado acima ainda podemos destacar que mesmo em tempos de crise os investimentos 💵 de ampliação de capacidade / manutenção das vias continuam ocorrendo quando se trata de uma via concedida. Veja que 64,1% das vias concedidas apresentam bom estado 👍🏼 de conservação, enquanto somente 22,9% das vias sob gestão pública estão nas mesmas condições. Isto porque foram analisadas apenas algumas rodovias. Se abrirmos a pesquisa para o geral este número deve cair expressivamente 😰. Alguns pontos podem ser melhorados nos contratos de concessão, mas com a experiência de contratos anteriores estamos caminhando para a modernização e otimização das previsões. #engenharia #rodovia #saopaulo #estrada #obra #infraestrutura #engenhariarodoviária #projeto #geometria #terraplenagem #drenagem #pavimentação #obradearteespecial #sinalização #ponte #sp #engenheiro #concessão #sondagem #metodonaodestrutivo #bim #loteamento #seguros #paving Suporte ENGENEVES CSBIM - Consultoria e Soluções em BIM Infra Urbana JRV CORRETORA DE SEGUROS Paving Expo ADS Tigre do Brasil Crea-SP
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Profissionalismo, agilidade e economia.
Após toda a avaliação técnica para a implantação do acesso é possível avançar para as etapas de “aplicabilidade” do projeto. A primeira delas é a obtenção de autorizações e licenças nos órgãos reguladores e agências governamentais responsáveis pela gestão das rodovias. Posteriormente, com todos os planos, projetos e autorizações em ordem, o projeto é implementado, o que pode envolver a construção de novas estruturas, realinhamento de pistas, instalação de sinalização, entre outras medidas. Após a implementação, é essencial monitorar regularmente a eficácia das mudanças realizadas e garantir a manutenção adequada das vias de acesso e dispositivos de controle de tráfego. Por fim, após um período pré estabelecido, é realizado uma avaliação pós-implementação para verificar se as melhorias realizadas alcançaram os objetivos desejados e se há necessidade de ajustes adicionais. O tempo necessário para concluir todas as etapas de um projeto de acessos rodoviários pode variar significativamente dependendo de vários fatores. Projetos mais complexos, que envolvem estudos mais abrangentes e grandes mudanças na infraestrutura, geralmente levam mais tempo para serem concluídos, podendo levar até 12 meses. Já acessos de menor complexidade podem ficar prontos em até 6 meses. Conte com a ACS Engenharia para regularizar o acesso rodoviário da sua empresa, somos especialistas no assunto e daremos todo o suporte que precisa. #acsengenharia #acessosrodoviarios #regularizacaoacessos #regularizacaoacessosrodoviarios #segurancaviaria #rodovias #brs #estrada
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O presente - e o futuro - das rodovias federais brasileiras está aos poucos transformando-se com a ampliação do uso do #PavimentoRígido. É o que conta, em nossa nova matéria, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT. Para ele, a superação de antigos mitos tem ajudado a expandir a solução em #Concreto. “Hoje, não há empecilho técnico para o uso mais amplo do #PavimentoRígido nas nossas estradas. [...] O mercado mudou. Temos considerado o #PavimentoRígido em nossos projetos também em função do custo”, pontua Mello. Afinal, além de mais econômico, o #PavimentoDeConcreto melhora a qualidade das rodovias, promove uma gestão mais eficaz dos recursos públicos investidos e beneficia todos os usuários dessas vias. Acesse nossa matéria e leia mais sobre o tema. 👇 #pavimentodeconcreto #pdc #pavimentorígido #pavimentação #concreto #DNIT #rodovias
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Desenvolvemos estudos de tráfego com o objetivo de avaliar a magnitude do tráfego gerado pelos acessos a empreendimentos imobiliários, como loteamentos e condomínios residenciais horizontais e verticais, bem como empreendimentos comerciais e industriais. Além disso, identificamos os impactos no sistema viário, analisamos o desempenho operacional do projeto e calculamos os parâmetros pertinentes para o dimensionamento ideal do pavimento. Nosso trabalho visa garantir a fluidez e a segurança nas vias, oferecendo soluções eficientes para a mobilidade urbana. Confira alguns dos serviços de Engenharia de Tráfego: 🚦Relatório de Impacto de Trânsito - RIT; 🚦Estudos de Capacidade - HCM; 🚦Estudos e Projeções de Demanda; 🚦Simulação de Tráfego; 🚦Cálculo de Número N; 🚦Estudo, Simulação e Avaliação de Polos Geradores de Tráfego - PGT; 🚦Entre outros. Em breve, estaremos oferecendo serviços de Pesquisa de Tráfego, incluindo contagens classificadas de veículos por meio de processos automatizados. Fique atento as nossas redes sociais 💡✨
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Após toda a avaliação técnica para a implantação do acesso é possível avançar para as etapas de “aplicabilidade” do projeto. A primeira delas é a obtenção de autorizações e licenças nos órgãos reguladores e agências governamentais responsáveis pela gestão das rodovias. Posteriormente, com todos os planos, projetos e autorizações em ordem, o projeto é implementado, o que pode envolver a construção de novas estruturas, realinhamento de pistas, instalação de sinalização, entre outras medidas. Após a implementação, é essencial monitorar regularmente a eficácia das mudanças realizadas e garantir a manutenção adequada das vias de acesso e dispositivos de controle de tráfego. Por fim, após um período pré estabelecido, é realizado uma avaliação pós-implementação para verificar se as melhorias realizadas alcançaram os objetivos desejados e se há necessidade de ajustes adicionais. O tempo necessário para concluir todas as etapas de um projeto de acessos rodoviários pode variar significativamente dependendo de vários fatores. Projetos mais complexos, que envolvem estudos mais abrangentes e grandes mudanças na infraestrutura, geralmente levam mais tempo para serem concluídos, podendo levar até 12 meses. Já acessos de menor complexidade podem ficar prontos em até 6 meses. Conte com a ACS Engenharia para regularizar o acesso rodoviário da sua empresa, somos especialistas no assunto e daremos todo o suporte que precisa. #acsengenharia #acessosrodoviarios #regularizacaoacessos #regularizacaoacessosrodoviarios #segurancaviaria #rodovias #brs #estrada
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O impacto psicológico do trânsito e como desenvolver soluções eficazes; Tenho ampla experiência em EVTLs (Estudos de Viabilidade Técnica), nos quais identificamos diversos pontos críticos para a implantação de edifícios. A construção de empreendimentos em áreas urbanas consolidadas envolve uma série de normas e restrições urbanísticas, que precisam ser cuidadosamente analisadas. Dentro desses estudos, dependendo da zona e do SQL onde o edifício será implantado, pode ser exigida a aprovação do EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), que avalia os impactos da obra sobre a qualidade de vida da comunidade local. Dia após dia, assistimos ao surgimento de enormes edifícios de escritórios em ruas estreitas, que desembocam em avenidas cada vez mais congestionadas. Isso me leva a questionar: por que, durante a análise para aprovação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), não há um cálculo ou estratégia para mitigar, ou pelo menos amenizar, os congestionamentos que esses projetos inevitavelmente causam? Uma das soluções seria investir na qualificação do transporte coletivo, mas hoje enfrentamos uma das maiores paralisações da Linha Verde no metrô de São Paulo, um verdadeiro caos. Ou, quem sabe, aumentar os investimentos na melhoria dos aplicativos de navegação, que, por vezes, parecem direcionar todos para o mesmo caminho... rs. O fato é que, como arquitetos, temos em nossas mãos o poder de contribuir para a construção de uma cidade melhor!
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Gostaria de compartilhar que recentemente meu artigo "Condições das ciclovias da área central de Porto Alegre" foi publicado no Jornal da Universidade da UFRGS. O artigo é um resumo do meu trabalho de conclusão de curso, no qual realizei uma análise das condições de infraestrutura, sinalização, manutenção e segurança da rede cicloviária da área central da cidade, utilizando o índice de qualidade QualiCiclo. https://lnkd.in/d5cb48vs
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Compartilho um dos projetos de sinalização viária que desenvolvi para a Av. Manoel Castro Gomes de Andrade no município de Morada Nova - CE. Este projeto contempla tanto a implantação da sinalização horizontal quanto a vertical, essenciais para orientar e melhorar a segurança dos usuários. Além da implantação, foram planejadas atividades de remoção de sinalização obsoleta e de manutenção das estruturas existentes, garantindo que a via esteja sempre em condições ideais para o trânsito local. Esse trabalho é mais um passo para promover uma mobilidade mais segura e eficiente, e fico animado em contribuir para melhorias significativas na infraestrutura viária! #EngenhariaDeTrânsito #EngenhariaRodoviária #SinalizaçãoViária #MobilidadeUrbana #SegurançaNoTrânsito #InfraestruturaViária #TrânsitoSeguro #EngenhariaCivil #GestãoDeProjetos #MobilidadeSegura #ProjetoViário #OpentoWork
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Destaques da Bienal das Rodovias: Participação da SEEL em Painel sobre Infraestrutura Resiliente A Bienal das Rodovias deste ano foi marcada por discussões de alto nível sobre o futuro da infraestrutura rodoviária no Brasil. Entre os destaques do evento, está a participação do nosso Head de Novos Negócios, Gabriel Kingma, em um painel crucial que abordou as "Respostas aos Desafios Climáticos sobre a Infraestrutura Rodoviária Brasileira". Durante o painel, Gabriel Kingma trouxe a perspectiva das construtoras sobre a necessidade urgente de aumentar a resiliência das rodovias brasileiras. Com sua vasta experiência, ele enfatizou a importância de envolver as construtoras já na fase inicial dos projetos de concessão, garantindo assim a assertividade e a viabilidade do Capex previsto. Kingma compartilhou casos de sucesso, como as obras de estabilização de encostas realizadas na Serra do Espigão (BR-116) em Santa Catarina, destacando como intervenções preditivas podem garantir a segurança e a continuidade das rodovias em face de eventos climáticos extremos. A apresentação reforçou a necessidade de uma colaboração mais estreita entre todos os elos da cadeia, desde o início dos projetos, para garantir a construção de uma infraestrutura resiliente e capaz de suportar os desafios futuros. O painel contou ainda com a presença de figuras importantes do setor, como Natália Resende Andrade Ávila, Gabriela Kessler, Melina Amoni e Pedro Capeluppi, que enriqueceram o debate com suas visões e experiências. O evento, organizado pela Melhores Rodovias do Brasil - ABCR, reforçou a importância de discussões contínuas e colaborativas para o avanço da infraestrutura rodoviária no Brasil. Confira o artigo sobre o painel em nosso site: https://lnkd.in/dcRmwcX9 #bienaldasrodovias #rodovias #infraestrutura #sustentabilidade #desafiosclimáticos
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🚧 Gerência de Pavimentos: A Base para Infraestruturas Duráveis e Sustentáveis! 🚧 A qualidade das nossas rodovias vai muito além da construção inicial. Gerenciar pavimentos é essencial para otimizar recursos, prolongar a vida útil das vias e garantir a segurança e conforto de milhões de usuários diariamente. 🛤️💡 Na Engenharia, acreditamos que a inovação e a sustentabilidade são as direções certas para transformar a infraestrutura rodoviária no Brasil. Por meio de sistemas avançados como o HDM-4 e o SGP, priorizamos decisões estratégicas para maximizar o retorno sobre o investimento e garantir o melhor uso dos recursos públicos. 📊🔍 👉 Investir em gerência de pavimentos é investir no futuro. Cada decisão, desde a manutenção preventiva até a reabilitação completa, impacta diretamente a eficiência e segurança do transporte, além de promover um desenvolvimento econômico sustentável. Vamos pavimentar juntos o caminho para um futuro mais seguro e conectado! 🚀💪 #EngenhariaCivil #Infraestrutura #Sustentabilidade #GerênciaDePavimentos #ImpactoEngenharia #InovaçãoEmInfraestrutura Taís Sachet, D.Sc., Me., MBA
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Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)
8moJoão Evangelista Dantas dos Santos Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Operação e Planejamento do Sistema de Transportes com ênfase em Logística e Transporte da Carga. Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2014-2016), na área de Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte, participando da Linha de Pesquisa em Transporte e Logística da Carga, cuja pesquisa trata da Análise da Vulnerabilidade de Rotas do Transporte Urbano de Cargas, abordando a aplicação dos conceitos de Confiabilidade, Manutenção e Riscos na medição do risco de um evento não regular e imprevisível. Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. Possui título de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (2009-2014). Atualmente é Professor Substituto do Curso de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica ofertado pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor/Instrutor Nível Médio dos Cursos de Logística e Segurança no Trabalho ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).