BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post

View profile for BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

Relato de experiência acadêmica: metodologia ativa na prototipagem de pulseiras de miçangas e o processo de aprendizagem Autores Erick Ferreira Alvarado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.  https://lnkd.in/d54cb86Z Bruno Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.  https://lnkd.in/d4a_uBkZ Natalya Reis da Silva Universidade de São Paulo (USP)  https://lnkd.in/d76aQ_bX Wellington Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo. campus São Mateus Mauro Machado de Oliveira Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus São Paulo Carlos Alves de Lima Nascimento Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus São Paulo Rodrigo Ribeiro Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo  https://lnkd.in/dBtTpmHi DOI: https://lnkd.in/d47jvs5y Palavras-chave: Prototipagem, Design Thinking, Metodologia Ativa, Gestão da Produção Industrial Resumo O estudante contemporâneo demanda uma educação que proporcione aptidões para atuar na solução de problemas de variadas dimensões. Assim, o método de ensino deve condizer com o contexto e objetivos no qual se aplica, o que inclui o emprego de métodos ativos para uma aprendizagem dinâmica e renovadora. Desse modo, este artigo objetivou relatar a experiência dos alunos do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial na prototipagem de pulseiras infantis de miçangas, empregando a metodologia ativa design thinking. A atividade realizada pelos alunos foi desenvolvida durante dois dias de aula. O procedimento metodológico teve abordagem qualitativa, natureza aplicada e descritiva e foi realizada uma observação sistemática que ocorreu em situação laboratorial (sala de aula). O resultado evidenciou que a experiência observada gerou a satisfação do consumidor final e dos discentes, que aprimoraram suas habilidades e capacidades de aprendizagem.

  • No alternative text description for this image
  • No alternative text description for this image
  • No alternative text description for this image

To view or add a comment, sign in

Explore topics