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Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

Estudo do efeito da combinação de preenchimento na absorção de energia de impacto de peças fabricadas em pla utilizando fabricação por filamentos fundidos Autores Fabiano Oscar Drozda Universidade Federal do Paraná Ricardo Junior de Oliveira Silva Universidade Federal do Paraná  https://lnkd.in/ghCEURUc Davi Salvini Chixaro Universidade Federal do Paraná  https://lnkd.in/gvwBb7K4 Dayane Perez Bravo UNINTER Centro Universitário Internacional  https://lnkd.in/dW-DP5tz DOI: https://lnkd.in/d2kmAZYC Palavras-chave: Fabricação por Filamento fundido, mesoestrutura;, preenchimento híbrido, teste Charpy Resumo A Fabricação por Fusão de Filamento (FFF) é uma das tecnologias de manufatura aditiva mais difundidas. No entanto, as peças impressas muitas vezes são menos confiáveis quando comparadas com aquelas produzidas por processos tradicionais de fabricação devido à variabilidade na qualidade das impressões e a possíveis imperfeições introduzidas durante o processo de impressão. Portanto, investigar o comportamento mecânico destas peças é um importante tópico de pesquisa e comum interesse entre acadêmicos e fabricantes. Este estudo propõe uma nova abordagem para projetar a estrutura interna das peças, combinando duas regiões distintas com diferentes preenchimentos. O objetivo deste estudo foi investigar o comportamento dessa nova mesoestrutura na tenacidade das peças. Para isto, dois conjuntos de corpos de prova em PLA foram fabricados. O primeiro construído com preenchimento único e o segundo com preenchimento híbrido. Os corpos de prova foram testados por Impacto Charpy conforme norma ASTM D6110-10. Os resultados foram analisados por ANOVA e a microestrutura avaliada por microscopia. Os resultados mostraram que o uso do recurso híbrido se mostrou eficiente no aumento da tenacidade para densidades de preenchimento de 20%. Para as amostras com densidade de preenchimento acima de 50%, o aumento na tenacidade não foi significativo, e houve considerável aumento no tempo de impressão e no consumo de material para fabricação também. Em situações em que se deseja estruturas mais leves e com maior resistência ao impacto, o uso do preenchimento híbrido tem significativa relevância.

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