Desempenho de alunos de engenharia de produção no enade: uma análise estatística de diversidade étnico-racial e de gênero Autores Alex Fernandes de Souza Universidade Federal de Itajubá https://lnkd.in/dTmPyP7Z Filipe Alves Neto Verri Instituto Tecnológico de Aeronáutica https://lnkd.in/dMTJ-sUg Pedro Paulo Balestrassi Universidade Federal de Itajubá https://lnkd.in/da2_8YtP DOI: https://lnkd.in/dQ7zwa5E Palavras-chave: Equidade Educacional, Desigualdade Racial, Análise Estatística Resumo A equidade educacional é crucial para o desenvolvimento social e econômico. Este estudo teve como objetivo realizar uma análise estatística étnico-racial e de gênero do desempenho dos alunos no ENADE para o curso de Engenharia de Produção, considerando dados dos anos de 2014, 2017 e 2019. A metodologia envolveu a coleta de dados do INEP, incluindo variáveis demográficas e acadêmicas. Após a limpeza e filtragem dos dados para incluir apenas alunos com presença confirmada no ENADE, foram calculadas estatísticas descritivas discriminadas por ano e categorias étnico-raciais e de gênero. Para investigar diferenças significativas no desempenho entre os grupos, foram utilizadas estatísticas descritivas e uma análise de variância (ANOVA). Adicionalmente, foi realizada uma regressão linear, dentro do recorte racial estabelecidos aqui, para prever o desempenho dos alunos com base em características demográficas e acadêmicas, avaliando a eficiência do modelo preditivo. Os resultados mostraram disparidades significativas no desempenho acadêmico entre diferentes raças e gêneros, sugerindo desigualdades no acesso a recursos educacionais e experiências de discriminação. Essas descobertas sublinham a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas para promover a equidade no ensino superior
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DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO Hoje, 28 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Educação. É um dia de conscientização e incentivo à Educação nas Instituições de Ensino, na sociedade e no contexto familiar. Mais do que reforçar a importância desta data, é constatar a realização das metas firmadas por 164 Líderes de países, incluindo o Brasil, para o desenvolvimento da Educação até 2030. A Educação precisa ser pautada em uma linguagem de sensibilidade. Por isso, devemos respeitar as necessidades das crianças, dos jovens e dos adultos, suas manifestações e expressões. Como Educadora, nunca acreditei no processo de Educação como adestramento. Acreditei e continuo acreditando na construção do conhecimento através da interação constante com o meio, como aprendi com Piaget. O Ensino precisa de mudanças. Aliás, sempre precisou e continuará precisando. Assim é a evolução. Nesse contexto, para que a mudança aconteça, Líderes das Estruturas Acadêmica e Administrativa precisam colocar pessoas no centro das Instituições de Ensino, dar atenção e entender a jornada dos estudantes e dos parceiros do sistema educacional e assim, construir uma educação inovadora através da inteligência humana com a contribuição da inteligência artificial generativa. Desta forma, percebo uma revolução na Educação para os novos tempos. Como dizia José Saramago: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.” *Na foto, eu e minha sobrinha Lara (estudante de 6 anos). #felicidadenaeducacao #felicidadenotrabalho #instituicoesdeensino #psicologiapositiva #escola #colegio #centrouniversitario #IES #educacao #esg #gestao #lideranca #experienciadocolaborador #jornadadocolaborador #employeeexperience #ministeriodaeducacao
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A extensão como mecanismo de percepção de demandas sociais Os projetos de extensão, ao estabelecerem uma ponte entre a universidade e os outros setores da sociedade, possibilitam com que os problemas e demandas destes sejam percebidos pela academia, que por sua vez pode direcionar seus recursos para o desenvolvimento de soluções que atendam essas demandas. Essa comunicação também estabelece uma via de retorno, na qual o corpo estudantil tem a capacidade de obter, por meio da interação com a população, conhecimentos não formais de suma importância para a formação humanística e social, que os torna haptos a interpretarem feedbacks do público alvo com mais precisão. Exemplos icônicos dessa demanda são soluções relativas à acessibilidade e a integração de populações que necessitam de medidas de inclusão para um dia a dia mais fluido e melhores condições de vida, e nessas soluções cabem as diferentes implementações de tecnologias assistivas, planejamento relativo à infraestrutura urbana e outras famílias de dispositivos que garantam autonomia, conforto e segurança aos usuários - os pilares da acessibilidade de acordo com a NBR 9050. Essa frente de desenvolvimento tecnológico representa uma das macrotendências do Setor de Tecnologia- UFPR da Universidade Federal do Paraná, o qual possui oito cursos - disponível em :<https://lnkd.in/dsNXMK4Z> - , sendo um deles a Engenharia Elétrica, que apresenta intensa atividade nessa área ultimamente. #UFPR #Inovação #Empreendedorismo #DesenvolvimentoPessoal #StartupExperience #extensão #acessibilidade
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Tantas coisas que questionamos: qual será o futuro? Pois então, nessa matéria fui em busca de respostas relacionadas à educação. Para isso, entrevistei especialistas da Aerolito, da PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Instituto para Inovação em Educação Unisinos para entender para onde vamos. A reportagem está publicada no Educação em Pauta, do Sinepe/RS. Este é mais um conteúdo via Padrinho Conteúdo e Assessoria. Boa leitura! #futuro #inovação #educação
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A educação é um dos pilares fundamentais para qualquer sociedade, caminhando lado a lado com a ciência e o acesso ao conhecimento. Vai muito além das paredes de uma sala de aula — está na forma como incentivamos o pensamento crítico, na curiosidade que nutrimos e nas oportunidades que garantimos. Quando a educação é fortalecida, toda a estrutura social se torna mais sólida. O impacto de um ensino de qualidade ressoa na construção de um país consciente e inovador, que carrega consigo o poder de mudar sua trajetória. Uma sociedade bem-educada toma melhores decisões e abre caminhos para um futuro mais justo. Nosso trabalho incansável é garantir a valorização da educação e do conhecimento para além da sala de aula. Quando priorizamos materiais científicos, criamos um ciclo virtuoso de crescimento e progresso. Porque aprender é a chave que abre portas para um amanhã próspero e igualitário. #Educação #PolíticaPública #EducaçãoTransforma #DireitoÀEducação #PNE #DeOlhonoMaterialEscolar
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Sem dúvidas a pesquisa é uma grande peça da engrenagem da educação brasileira. Dentro das universidades temos diversos pesquisadores que trabalham diariamente independente das circunstâncias. E aí, você concorda? Me acompanhe pelas minhas redes sociais (Instagram e Tik Tok através do @eng.clay_meioambiente #pesquisa #pesquisador #universidade
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📚✨ Educação transformada pela pesquisa: uma construção coletiva no chão da escola ✨📚 Ser professor pesquisador é mergulhar no dia a dia da escola, observar, ouvir e aprender com cada experiência vivida dentro e fora da sala de aula. É ali, no chão da escola, que encontramos as sementes que alimentam nossas investigações, permitindo-nos sonhar e planejar um futuro mais inclusivo, equitativo e significativo para a educação. Os dados que emergem desse espaço vivo e dinâmico não são apenas números ou teorias — são vozes, histórias e aprendizagens que precisam ser ouvidas por diferentes públicos. Por isso, é fundamental devolver à comunidade escolar os frutos dessa pesquisa, valorizando a parceria e o acolhimento. Além disso, compartilhar os resultados em revistas acadêmicas e congressos garante que o impacto vá além dos muros escolares, contribuindo para a construção de políticas e práticas inovadoras. É com essa visão que compartilho, com muito orgulho, meu mais recente trabalho, publicado na atual edição da Revista DOCÊNCIA E Cibercultura. Convido todos a conhecerem um pouco mais dessa jornada que só faz sentido quando construída de forma coletiva. https://lnkd.in/dFHAdkEd Vamos seguir acreditando no poder da pesquisa e da educação para transformar realidades! 💡🌱 #EducaçãoTransformadora #ProfessorPesquisador #ChãoDaEscola #Inclusão #PesquisaEducacional #RevistaDocênciaECibercultura
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A importância do incentivo a pesquisa na Escola: Um Impulso Essencial Recentemente apliquei um processo seletivo para candidatos a pesquisadores para um centro de tecnologia estratégicas que me fez refletir sobre a importância da pesquisa na escola. Ela desperta a curiosidade, o pensamento crítico e a construção ativa do conhecimento. Habilidades, essas, essenciais para o atual momento, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas, também são desenvolvidas através da pesquisa. Incentivar a pesquisa na escola vai além da formação de pesquisadores. Ela beneficia todos os alunos, preparando-os para serem cidadãos inovadores e engajados com o futuro. Para que isso seja possível, é fundamental um esforço conjunto da escola, professores e pais. A escola deve oferecer um ambiente propício, com infraestrutura adequada e formação docente especializada. Os professores devem atuar como orientadores e facilitadores. Os pais podem estimular a curiosidade das crianças e valorizar a importância da pesquisa. Investir na pesquisa na escola é investir em um futuro promissor, marcado pelo progresso e pela transformação. Ao fomentarmos a cultura da investigação desde pequenos, estaremos semeando as bases para uma sociedade mais crítica, reflexiva e inovadora. #pesquisa #educação #aprendizagem
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Pensamento Crítico e Autonomia Docente: Ferramentas Essenciais para uma Educação Emancipadora Os resultados do PISA 2022 expuseram o baixo desempenho brasileiro em pensamento criativo e evidenciam a necessidade urgente de uma transformação profunda na educação. É preciso ir além da simples reprodução de conteúdos e investir no desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da autonomia docente, pilares de uma educação verdadeiramente libertadora. Nesse sentido, o pensamento crítico é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento, uma vez que capacita os indivíduos a analisarem informações de forma crítica e buscarem soluções inovadoras para os desafios de diferentes naturezas. Uma educação que promova o pensamento crítico em todas as áreas do conhecimento, da matemática às ciências humanas, forma cidadãos engajados e conscientes de seu papel na transformação social. Destaco também a necessidade de se promover a autonomia docente, condição inegociável para o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade. Professores com liberdade para criar, inovar e adaptar suas práticas pedagógicas às necessidades de seus alunos são agentes de transformação, capazes de despertar o potencial criativo e crítico de cada indivíduo. Investir na formação continuada dos professores, garantindo-lhes recursos e apoio para desenvolverem suas práticas pedagógicas de forma autônoma e inovadora, é um passo fundamental para a construção de uma educação emancipadora. Somente assim poderemos formar cidadãos críticos, criativos e engajados na resolução de problemas sociais. Já dizia Darcy Ribeiro, "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto". #educação #pensamentocrítico #criatividade #autonomiadocente #PISA2022 #educaçãoparatodos #inovação #educaçãoemancipadora
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A inseparabilidade entre investigação, educação e desenvolvimento é um princípio fundamental do desenvolvimento académico e social. A pesquisa informa o ensino, proporcionando aos alunos conhecimentos práticos relevantes, enquanto o ensino inspira a pesquisa, gerando novas questões e ideias. A extensão também conecta academia e sociedade, utilizando o conhecimento adquirido em benefício da sociedade. Projetos e programas de extensão são ferramentas poderosas para promover a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Eles permitem que alunos e professores apliquem seus conhecimentos e habilidades para resolver problemas reais da comunidade. Essa publicação é uma ação de alunos de graduação do curso de Engenharia Elétrica para a divulgação da extensão na Universidade Federal do Paraná vinculada ao Programa Iniciativa Startup Experience e ao Projeto Ciência para Todos #ufpr #ciência #extensão #pesquisa #ensino #inovação #interdisciplinaridade #i9ufpr
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Em 2022, a Unesco publicou um documento com o intuito de pensarmos um Novo Contrato Social para a Educação. Leitura recomendada a todos. Dentre tantas outras temáticas, uma me chama especial atenção: o entendimento da avaliação como um elemento processual, colaborativo e cooperativo. Isso significa que a dimensão a ser observada agora não é mais a do desempenho individual, mas a capacidade de colaborar, cooperar, interagir e relacionar. O que é fundamental quando pensamos em Novo Ensino Médio, Avaliação por Projetos, Metodologias Ativas e tantos outros temas semelhantes. Fico pensando que, do ponto de vista do professor, muda-se inclusive a sistemática de planejamento e é aí que o bicho pega. Como planejar para o processo e não para uma prova que tem um fim em si mesma?
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