BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post

View profile for BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

Desempenho de alunos de engenharia de produção no enade: uma análise estatística de diversidade étnico-racial e de gênero Autores Alex Fernandes de Souza Universidade Federal de Itajubá  https://lnkd.in/dTmPyP7Z Filipe Alves Neto Verri Instituto Tecnológico de Aeronáutica  https://lnkd.in/dMTJ-sUg Pedro Paulo Balestrassi Universidade Federal de Itajubá  https://lnkd.in/da2_8YtP DOI: https://lnkd.in/dQ7zwa5E Palavras-chave: Equidade Educacional, Desigualdade Racial, Análise Estatística Resumo A equidade educacional é crucial para o desenvolvimento social e econômico. Este estudo teve como objetivo realizar uma análise estatística étnico-racial e de gênero do desempenho dos alunos no ENADE para o curso de Engenharia de Produção, considerando dados dos anos de 2014, 2017 e 2019. A metodologia envolveu a coleta de dados do INEP, incluindo variáveis demográficas e acadêmicas. Após a limpeza e filtragem dos dados para incluir apenas alunos com presença confirmada no ENADE, foram calculadas estatísticas descritivas discriminadas por ano e categorias étnico-raciais e de gênero. Para investigar diferenças significativas no desempenho entre os grupos, foram utilizadas estatísticas descritivas e uma análise de variância (ANOVA). Adicionalmente, foi realizada uma regressão linear, dentro do recorte racial estabelecidos aqui, para prever o desempenho dos alunos com base em características demográficas e acadêmicas, avaliando a eficiência do modelo preditivo. Os resultados mostraram disparidades significativas no desempenho acadêmico entre diferentes raças e gêneros, sugerindo desigualdades no acesso a recursos educacionais e experiências de discriminação. Essas descobertas sublinham a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas para promover a equidade no ensino superior

  • No alternative text description for this image
  • No alternative text description for this image
  • No alternative text description for this image
  • No alternative text description for this image

To view or add a comment, sign in

Explore topics