Ações extensionistas tecnológicas no desenvolvimento de um projeto de viés ambiental: desafios e experiências Autores Carmem Cícera Maria da Silva Universidade Federal do Espírito Santo https://lnkd.in/eRx_K9fq Gabriela Lima Barbosa Universidade Federal do Espírito Santo https://lnkd.in/eeGmz5dt Davi Cardoso Salles Universidade Federal do Espírito Santo Sofia Andrade Nascimento Instituito Federal do Espírito Santo Yohana de Freitas Elias Universidade Federal do Espírito Santo Eliomar Pivante Céleri Universidade Federal do Espírito Santo https://lnkd.in/ebVCCKht Valdemar Lacerda Junior Universidade Federal do Espírito Santo https://lnkd.in/eHCGCS57 DOI: https://lnkd.in/e5aWSb_e Palavras-chave: Extensão, Tecnológicas, Biodiesel Resumo De acordo com a Resolução CONSEX (órgão consultivo e deliberativo nos âmbitos de cultura, extensão e assuntos estudantis) no. 10/2020, a extensão tecnológica é a atividade que, integrada ao ensino e à pesquisa, auxilia no desenvolvimento, no aperfeiçoamento e na difusão de soluções científicas e tecnológicas. Este relato de experiência objetivou apresentar experiências vivenciadas e estratégias utilizadas na execução de extensão tecnológica na área de ambiental e biocombustíveis. Durante a execução das ações extensionistas tecnológicas, foram realizadas atividades externas à universidade, proporcionando diferentes experiências aos graduandos, pós-graduandos e professores. Formou-se uma parceria com uma empresa privada Capixaba, criou-se uma conta em uma plataforma de mídias sociais bastante influente, o intuito foi realizar o compartilhamento das ações planejadas e realizadas pelo projeto ao longo de sua execução, além de ser utilizada para maior alcance de um público diversificado. As postagens diárias tinham o objetivo de promover a conscientização ambiental, um dos principais viés deste projeto de extensão tecnológica. Foram realizados eventos externos em instituições de ensino superior, escolas de ensino fundamental I e II, centro de educação infantil e feiras artesanais gastronômicas típicas da região capixaba. As percepções e resultados foram distintas conforme o público local, sendo as escolas de ensino fundamental I e II, onde houve um maior público interessado.
BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post
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Mais uma ação de Educação Ambiental.
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Tenho prazer de compartilhar que fiz voluntariado na Universidade Federal de Lavras. É uma ótima organização. Comente abaixo ou me envie uma mensagem se quiser saber mais ou participar. **Caracterização por cromatografia gasosa do gás metano produzido pelo esterco de animais ruminantes ** A produção pecuária é a maior fonte antropogênica global de metano, principalmente da fermentação entérica de ruminantes domésticos. No entanto, a média global, a distribuição geográfica e as variações temporais das emissões entéricas ainda não são bem compreendidas. O conhecimento preciso da assinatura do metano de cada fonte é crucial para separar as emissões biogênicas, de combustíveis fósseis e pirogênicas para elaborar estratégias eficientes para a sua mitigação. Justificativa: A quantificação da redução da emissão de metano entérico proporcionada pelo manejo de animais ruminantes é extremamente complexa, uma vez que o confinamento ou uso de máscaras para a captura do gás gera uma situação de estresse animal que interfere diretamente nos resultados obtidos. Deste modo, a quantificação da produção de CH4 a partir do esterco de ruminantes pode indicar o potencial deste bioinsumo para a contribuição com a contaminação do meio ambiente com gás metano. Este projeto está inserido em uma proposta multidisciplinar e interdepartamental na UFLA que visa o desenvolvimento de um sistema de sensoriamento óptico para a quantificação de produtos do metabolismo animal in loco. Objetivos: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral proporcionar ao discente técnicas para o cultivo de diferentes microrganismos, entendimento sobre a produção de gás metano por animais ruminantes e seu impacto ao meio ambiente, bem como guarnecê-lo com a caracterização do gás metano por meio da cromatografia gasosa, em uma abordagem interdisciplinar que permite transitar pelos Departamentos de Física, Química, Biologia e Agricultura, e interagir com estudantes de graduação e pós-graduação. O projeto visa o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em particular Fome Zero e Agricultura Sustentável, Consumo e Produção Responsáveis e Ação Contra a Mudança Global do Clima, assegurando a implementação da Agricultura Regenerativa por meio de sistemas on-farm de forma segura para o produtor, consumidor e meio ambiente. https://lnkd.in/dMgKERcQ
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Um projeto revolucionário desenvolvido por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus São Gonçalo, conquistou ouro na categoria Sustainable Development Goals Award durante o Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos - World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP). O destaque internacional foi para o “Grudinho”, um repelente biodegradável e inclusivo, capaz de repelir insetos e tratar alergias de picadas. Desenvolvido pelas alunas Anna Clara Arantes (17), Maria Clara Castilho Silva (19) e Ohana Diniz (18), sob a orientação da professora Carmelita Gomes da Silva, o “Grudinho” é feito de papel reciclável e papel semente, promovendo a sustentabilidade ao mesmo tempo que oferece uma alternativa inovadora e acessível para pessoas com hipersensibilidade sensorial. Esse produto foi concebido dentro do Projeto Quiama (Química Amiga do Meio Ambiente), que une química de produtos naturais e agroecologia. O resultado? Um adesivo que não apenas protege contra insetos, mas também funciona como tratamento anti-inflamatório e cicatrizante, evidenciando como ciência e criatividade podem gerar impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade. O "Grudinho" ganhou projeção internacional pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mas também brilhou em território nacional, garantindo o 1º lugar na 2ª Edição do Desafio Liga Jovem do Sebrae. A premiação internacional reafirma o potencial transformador da educação brasileira e o impacto de soluções que unem inovação, sustentabilidade e inclusão. Fonte: Terra/ @projetoquiama. Imagens: Reprodução. #repelente #brasil #riodejaneiro #meioambiente #sustentabilidade #p3
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☀️🌳🔥 | Transformando resíduos em aprendizado O artigo "Biogás: educando pelo exemplo" foca no biodigestores como elemento da rotina escolar, promovendo sustentabilidade e educação ambiental prática. Boa leitura: 👉https://lnkd.in/dY5S3fp3
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26 de janeiro, Dia Mundial da Educação Ambiental. Desenvolvemos uma forma inovadora para a disseminação de atitudes sustentáveis na Usina Jirau. Hoje, no Dia Mundial da Educação Ambiental, comemoramos os resultados expressivos dessa estratégia para a nossa organização. Afinal, é por meio da educação e da conscientização que avançaremos rumo a uma cultura cada vez mais sustentável. Curioso para saber mais? Confira como transformamos essa ideia em ações colaborativas e eficazes! 💚💙 #somosjirauenergia #diamundialdaeducaçãoambiental #sustentabilidade
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A compostagem é um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos que busca reproduzir algumas condições ideais observadas no processo natural de degradação da matéria orgânica. Uma compostagem de qualidade depende de alguns fatores como: temperatura, umidade, aeração e balanço de nutrientes. O estágio em sustentabilidade na UTFPR, campus Medianeira, está me proporcionando a oportunidade de vivenciar uma rotina de um pátio de compostagem, bem como, aprender as análises necessárias para o monitoramento de parâmetros físico-químicos e microbiológicos. #estágio #engenhariaambiental #sustentabilidade #compostagem #UTFPR
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🌱 Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Organizações: Um Projeto de Sucesso! Tive o prazer de participar de um projeto integrador de extensão no curso de Ciências Contábeis da Faculdade da Amazônia (FAAM), que resultou no artigo "Educação Ambiental e Organizações: Planejamento Técnico da Coleta de Resíduos na Mendes Blocos e Concreto Ltda", submetido e aprovado para discussão no 1º Simpósio Regional de Grupos de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (SIMPOPEA). 🌍✨ 05 a 06 de Dezembro de 2024 em Belém do Pará. https://lnkd.in/dBufrrU6 O trabalho teve como objetivo descrever e implementar intervenções sustentáveis em uma empresa do setor de pré-moldados localizada em Benevides (PA). Através de uma abordagem participativa e integrada, desenvolvemos um programa de coleta de resíduos eficiente e sustentável, resultando em um manual de boas práticas ambientais para a organização. 📝 Resultados alcançados: Conscientização de gestores e funcionários sobre gestão de resíduos. Desenvolvimento de programas de coleta e tratamento, abrangendo desde resíduos orgânicos até o descarte de materiais específicos. Implementação de soluções práticas para um problema identificado com base em estudos e entrevistas. Este projeto foi uma oportunidade incrível de unir educação ambiental com o setor empresarial, mostrando que a sustentabilidade é um diferencial competitivo e necessário para o futuro das organizações. 🌟 Agradeço à equipe e aos professores que tornaram este trabalho possível e às experiências enriquecedoras vividas durante todo o processo. 📚 Palavras-chave: Educação Ambiental | Sustentabilidade | Gestão de Resíduos | Planejamento Técnico 📢 E você? Como sua empresa ou organização tem se preparado para práticas mais sustentáveis? Vamos trocar ideias! 💬 #Sustentabilidade #EducaçãoAmbiental #GestãoDeResíduos #CiênciasContábeis #Inovação #ResponsabilidadeAmbiental #FAAM FAAM - Faculdade da Amazônia Universidade Federal do Pará
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Nosso grupo da faculdade desenvolveu o primeiro projeto de extensão curricular com o objetivo de abordar questões pertinentes à preservação ambiental e à conscientização pública sobre o descarte adequado de resíduos. O projeto, centrado na praia de Santos, visa à busca e coleta de resíduos impróprios descartados no ambiente costeiro, com o propósito de avaliar o grau de consciência da comunidade em relação ao manejo adequado desses materiais. A iniciativa se alinha de forma significativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com especial ênfase em metas relacionadas a cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, mitigação das mudanças climáticas e conservação da vida aquática. Ao explorar essas áreas-chave, o projeto busca contribuir para o avanço das agendas globais de desenvolvimento sustentável. Partindo da premissa de que persiste um volume considerável de resíduos descartados de maneira inadequada nas praias, o projeto adota uma abordagem multifacetada. Compreende não apenas a identificação e remoção dos detritos, mas também ações educativas e de sensibilização da população local. Por meio da coleta sistemática de dados sobre a quantidade e a natureza dos resíduos encontrados, busca-se evidenciar a recorrência dessa prática e, assim, catalisar mudanças de comportamento em prol da sustentabilidade ambiental. Em síntese, o projeto concebido pela equipe da Universidade Unisanta representa uma valiosa contribuição para a preservação do meio ambiente e a promoção da consciência ambiental. Por meio de suas atividades, aspira-se não apenas a uma limpeza das praias, mas também à construção de uma comunidade mais consciente e responsável em relação ao seu entorno marinho.
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Na Semana do Meio Ambiente, conheça 5 profissões para trabalhar com meio ambiente e sustentabilidade! 🌎 Confira 5 carreiras da área: • Engenharia Ambiental: os engenheiros ambientais possuem um papel fundamental na elaboração de soluções tecnológicas e sustentáveis para atenuar o impacto das atividades humanas no ambiente. • Biologia: responsáveis pelo estudo dos seres vivos e do ecossistema do planeta, os biólogos desempenham um papel crucial na educação ambiental e na conservação da biodiversidade. • Gestão Ambiental: gestores ambientais são responsáveis por desenvolver e implementar medidas sustentáveis para empresas e organizações, visando a diminuição do impacto das atividades da indústria no meio ambiente. • Educação Ambiental: educadores ambientais sensibilizam e conscientizam a sociedade acerca sobre a preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável, atuando tanto em instituições de ensino quanto em comunidades, empresas e ONGs. • Agronomia: os agrônomos podem desenvolver e promover práticas agrícolas mais sustentáveis a fim de minimizar o impacto no meio ambiente, além de atuar além de atuar na recuperação de áreas degradadas e na conservação dos recursos naturais. Se você quer construir uma carreira que faça a diferença para o nosso meio ambiente, a Uninter oferece uma série de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas ambientais.
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Pesquisadoras do UniRios apresentam o projeto de extensão que tem como objetivo avaliar a qualidade da água dos poços tubulares em Paulo Afonso-BA. O encontro contou com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, André Vitor, das professoras responsáveis pela pesquisa e membros do G7 Ambiental, demonstrando a importância da união entre ensino, pesquisa e políticas públicas para promover melhorias na qualidade de vida da população. Sobre a pesquisa, ela faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do UniRios, e será realizada em cinco povoados do município: Juá, Várzea, Lagoa do Rancho, Macambira e Serrote. Para isso, serão aplicadas análises físico-químicas, microbiológicas e parasitológicas, permitindo um diagnóstico detalhado sobre as condições da água. Entre os principais procedimentos, destacam-se o isolamento e identificação de microrganismos, que podem indicar contaminações na água; a determinação da suscetibilidade a antimicrobianos, ajudando a entender os riscos para a saúde pública; a investigação de contaminantes parasitológicos, que podem estar relacionados a doenças transmitidas pela água; e a comparação dos resultados com os padrões de qualidade estabelecidos, garantindo que a água seja segura para o consumo humano. O projeto se enquadra em quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 3: Saúde e Bem-Estar ODS 6: Água Potável e Saneamento ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação #repost @g7ambiental
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