Avaliação das vantagens e progressões do transporte aquaviário: uma revisão bibliométrica Autores Julya Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo Carolina Lordes Madeira Universidade Federal do Espírito Santo Marcos Wagner Jesus Servare Junior Universidade Federal do Espírito Santo https://lnkd.in/dJkR6hPh DOI: https://lnkd.in/eJCEFu5k Palavras-chave: Transporte aquaviário, Progresso, Vantagens, ProKnow-C Resumo O transporte aquaviário no Brasil se destaca como alternativa vantajosa e sustentável para o escoamento de cargas. Este estudo explora seu progresso e vantagens, buscando contribuir para a compreensão de seu papel na logística nacional. Através do método e pesquisa ProKnow-C, o objetivo deste artigo é analisar a progressão e os benefícios do transporte aquaviário. Identificou-se que esse modal se consolida como opção vantajosa e sustentável, com benefícios como menor custo por tonelada transportada, menor emissão de gases poluentes, alta capacidade de transporte, segurança das cargas e integração multimodal. Desafios como infraestrutura deficiente em algumas regiões, burocracia excessiva, falta de integração multimodal e impactos socioambientais precisam ser superados.
BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post
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Mais uma vez, a European Commission considerou uma recomendação nossa, apoiando a equidade relativamente à avaliação da nossa frota de pequena escala! 🥂 🚤A nossa recomendação nº 44, sobre a "Revisão dos Critérios relativos ao Estado de Equilíbrio da Frota" apelou para que os critérios utilizados pelos Estados-Membros nos seus relatórios anuais à CE, fossem adaptados à realidade das Regiões Ultraperiféricas (RUP). 🚤Na sua comunicação COM(2024) 223, a CE reconheceu que as características e limitações especiais das RUP, muitas vezes impossibilitam uma avaliação conforme os critérios estabelecidos para o relatório anual, determinando métodos alternativos para que os Estados-Membros interessados, possam aplicar para preparar indicadores de equilibrio da frota inferior a 12 metros, nas RUP. Vamos continuar a trabalhar, para que estas adaptações atendam às necessidades das nossas comunidades, melhorando as condições de vida e trabalho dos nossos pescadores! 💪 👉 Pode aceder à nossa recomendação 44, em: https://lnkd.in/dk_e9P_d 👉 Pode ler a Comunicação da CE, em: https://lnkd.in/dKmUDy85 📸 João Delgado
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A tarde inicia-se com a apresentação do tema "O futuro do setor das Pescas em Portugal: crescimento e inovação numa economia azul centrada na sustentabilidade dos recursos". O orador é António Lé, armador de pescas e empresário, da Figueira da Foz. . . . . . . #onboardsafetyconference #estrategianacionalmar #CEDROS #EVERLUX #offshoretraining #maritimetraining #safetytraining #offshorewindenergy #maritimesafety #offshoresafety #IMO #safety #Mar #segurança #prevenção #formação
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A rota bioceânica, continua avançando. Este corredor rodoviário somente em terras paraguaias chega ter aproximadamente 532 km, desde a cidade fronteiriça de Carmelo Peralta até Pozo Hondo, fronteira com a Argentina, e promete ser um dos principais conectores entre Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Asia, se tornando um dos mais importantes corredores de exportação para esses países, promovendo a integração econômica e cultural, nos unindo ainda mais.
Corredor Bioceânico: está em andamento a construção do Lote 2 de infraestrutura rodoviária estratégica • Rota Bioceânica
https://rotabioceanica.com.br
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O SEBRAE e os "donos" da Amazônia Azul precisam entender. Eu tenho certeza que os comunitários, suas associações, cooperativas e institutos não foram chamados para discutir a baía que é deles, muito menos aqueles diretamente atingidos pela poluição química na BTS. Se a economia solidária está de fora não há sustentabilidade e na pesca e no turismo isso é evidente. Não vejo viabilidade de tratar de apenas 1 modelo econômico para a BTS onde há tanta diversidade, economias. E sem tratar do ponto da poluição química. Não dá para falar de sustentabilidade havendo uma baía tão linda que resiste ao lado de uma que adoece e mata. O mundo não tem do lado de fora e o visitante não é desinformado. Portanto ouçam e defendam quem vive da Baía. Atenção comunitários da BTS! Eu tenho certeza que os comunitários, suas associações, cooperativas e institutos não foram chamados para discutir a baía que é deles, muito menos aqueles diretamente atingidos pela poluição química na BTS. Se a economia solidária está de fora não há sustentabilidade e na pesca e no turismo isso é evidente. https://lnkd.in/dFtncdsk https://lnkd.in/dFtncdsk
O Centro Nacional da Economia do Mar do Sebrae | A TARDE
atarde.com.br
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A autonomia para atuar com segurança e qualidade vem de três pilares, e um deles é o CAMPO… Eu já fiz uma postagem aqui sobre a importância sobre andar o PERÍMETRO do empreendimento, só que daquela vez eu falava de parcelamento do solo. Falando de postos de combustível, olha só o que eu encontrei na parte de trás de um posto: tambores de armazenamento de óleo queimado (óleo lubrificante utilizado). Além de estarem a céu aberto, se você reparar bem no entorno imediato do tambor amarelo, vai verificar que tem manchas, que indicam vazamentos frequentes que chegam até a área permeável (brita). Não adianta recolher o óleo e não garantir um acondicionamento adequado até a coleta. #consultoriaambiental #gestãoambiental #engenheiro #engenhariaambiental #biologia #ibama #meioambiente #relatórioambiental #licençaambiental #cetesb #professorwagnerambiental #fiscalambiental #multaambiental #ibama #embargoambiental #consema #ministeriodomeioambiente #leiambiental #autodeinfraçãoambiental #direitoambiental
SEMPRE FAÇA ISSO NA VISTORIA AMBIENTAL
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A autonomia para atuar com segurança e qualidade vem de três pilares, e um deles é o CAMPO… Eu já fiz uma postagem aqui sobre a importância sobre andar o PERÍMETRO do empreendimento, só que daquela vez eu falava de parcelamento do solo. Falando de postos de combustível, olha só o que eu encontrei na parte de trás de um posto: tambores de armazenamento de óleo queimado (óleo lubrificante utilizado). Além de estarem a céu aberto, se você reparar bem no entorno imediato do tambor amarelo, vai verificar que tem manchas, que indicam vazamentos frequentes que chegam até a área permeável (brita). Não adianta recolher o óleo e não garantir um acondicionamento adequado até a coleta. #consultoriaambiental #gestãoambiental #engenheiro #engenhariaambiental #biologia #ibama #meioambiente #relatórioambiental #licençaambiental #cetesb #professorwagnerambiental
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O setor marítimo e portuário pode ter um impacto significativo no meio ambiente. Para minimizar esse impacto e garantir operações sustentáveis, existem várias responsabilidades ambientais que as empresas e autoridades precisam cumprir. Algumas destas principais responsabilidades ambientais são: ➡ Controle de poluição por óleo e resíduos As embarcações e instalações portuárias devem seguir rigorosas normas de controle de poluição, especialmente em relação ao derramamento de óleo e descarte de resíduos. ➡ Gestão de águas de lastro As águas de lastro, usadas pelos navios para estabilidade, podem transportar espécies invasoras entre diferentes ecossistemas. ➡ Proteção de ecossistemas costeiros Os portos, muitas vezes localizados em áreas sensíveis, têm a responsabilidade de proteger os ecossistemas costeiros, como manguezais e recifes de corais. Isso inclui evitar a construção em áreas ecologicamente vulneráveis e implementar medidas de mitigação para reduzir o impacto ambiental das operações portuárias. #GallottiAdvogados #DireitoMarítimo #DireitoPortuário
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Rota Bioceânica: Mato Grosso do Sul, do cotovelo do Brasil ao coração da América do Sul A conclusão da Rodovia Bioceânica, prevista para 2026, promete ser um marco transformador para o comércio entre os oceanos Atlântico e Pacífico, conectando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O projeto reduzirá significativamente o tempo de exportação de produtos brasileiros, especialmente do agronegócio, para a Ásia, impulsionando a competitividade do Centro-Oeste brasileiro. 🚢 Por que é importante? Atualmente, mercadorias do Brasil são exportadas por longas rotas que podem demorar até 54 dias. Com a Rota Bioceânica, essa viagem será reduzida para 42 dias através do Porto de Antofagasta (Chile), gerando economia para produtores e ampliando oportunidades de negócios. 🏞️ Impacto em Porto Murtinho e no Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho já desponta como o segundo maior porto do Mato Grosso do Sul, com novos investimentos e a promessa de se tornar um polo logístico. Entretanto, o crescimento traz desafios, como os impactos ambientais no Rio Paraguai e a necessidade de redirecionar pescadores para novas atividades, como o ecoturismo. 🔐 Segurança e cooperação internacional A rota também levanta preocupações com crimes transfronteiriços, como contrabando e tráfico de drogas, sendo crucial a cooperação internacional para combater essas ameaças. 🌱 Desenvolvimento econômico Com investimentos bilionários em setores como o agronegócio e a infraestrutura, o Mato Grosso do Sul se posiciona como o coração da América do Sul, integrando-se ao continente e criando novas oportunidades para empresas e trabalhadores. Leia mais sobre esse projeto ambicioso e como ele vai transformar o Brasil no cenário global! https://lnkd.in/dA-hYQUq
jgpm1303.wixsite.com
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Confira as principais notícias da semana com a Barufi Consultoria! 🗞️ 🛣️ Rodovias Após serem concedidas à iniciativa privada, a Raposo Tavares e as rodovias da chamada Rota Sorocabana terão túneis e passarelas para a travessia de animais silvestres. O objetivo é proteger a fauna e evitar acidentes, segundo o governo de São Paulo. O investimento estimado é de R$ 16,9 milhões. Leia na íntegra: https://lnkd.in/dsaDNAyC 🏗️ Infraestrutura Seis iniciativas prioritárias em áreas como infraestrutura, gás e energia, tecnologia e tributos têm o potencial de reduzir o Custo Brasil em até R$ 530 bilhões até 2035, caso as políticas e projetos relacionados sejam plenamente implementados. Dessa projeção, já houve uma diminuição de R$ 86,71 bilhões entre 2021 e 2023. Leia na íntegra: https://lnkd.in/dbmGy_59 🚰 Saneamento O setor de saneamento para atingir a universalização dos serviços de saneamento no prazo fixado na lei necessita não só de recursos financeiros mas também regras e políticas tarifarias homogêneas e estáveis. Leia na íntegra: https://lnkd.in/dn3DwdwP #EngenhariadeCustos #Engenharia #Concessao #Rodovia #Aeroportos #Trem #Metro #Saneamento #Sustentabilidade
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Na última semana a #ECprojetos participou do evento #XICIDESPORT, nosso diretor Tiago Buss mediou o painel sobre arrendamentos portuários e tivemos apresentações de artigos feitos por nossos colaboradores, acompanhe logo abaixo. PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO PARNAÍBA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A NAVEGAÇÃO FLUVIAL E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS, teve como tema central a apresentação da metodologia de definição das ações do Projeto de Revitalização da Bacia do Parnaíba, um dos projetos integrantes do Projeto Integrador Intermodal do Piauí, conduzido pela Eagle Consultoria, que busca viabilizar a criação de um sistema logístico integrado no Piauí pautado pela utilização dos modais hidroviário, portuário e ferroviário. A criação de ações de conservação na bacia hidrográfica busca aliar a preservação dos recursos hídricos com a navegabilidade do rio. Leonardo Vilela Steiner. PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA AUTOMAÇÃO DA ANÁLISE AMBIENTAL ESTRATÉGICA (AAE) DE PORTOS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, que foi premiado como o 3º melhor artigo do congresso, propõe uma abordagem inovadora para a gestão ambiental de portos, utilizando ferramentas estratégicas para automatizar a Análise Ambiental Estratégica por meio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Inteligência Artificial (IA). Contribuindo para uma gestão mais eficiente e sustentável. Denis de Lima. METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO PRÉVIA DA VIABILIDADE DE USO BENÉFICO DE MATERIAL DRAGADO EM OBRAS DE ALARGAMENTO DE PRAIA, propõe uma metodologia para avaliar de maneira preliminar a viabilidade do uso dos sedimentos dragados em obras de alargamento de praia. Ao se empregar essa metodologia a uma situação real, pode ser utilizada como uma ferramenta útil para inferir a viabilidade do uso benéfico de material dragado em obras de alargamento de praia, poupando tempo e otimizando esforços frente a análises técnicas e ambientais. Lorenzo Nassr. GEOECONOMIA INTERNACIONAL E RELAÇÕES COMERCIAIS DE DEPENDÊNCIA: UMA ANÁLISE DE RISCO DE DEMANDA PORTUÁRIA NO BRASIL A PARTIR DO INDICADOR HERFINDAHL–HIRSCHMAN INDEX (HHI)", havia o principal objetivo avaliar como as relações internacionais de dependência comercial afetam o setor portuário. Alguns dos principais pontos tratados foram as recentes disrupções no comércio internacional (como conflitos armados e pandemias), e como esses eventos afetaram os níveis de demanda portuária e como esses eventos afetaram os níveis de demanda portuária. Além disso, tratamos de avaliar os índices de concentração de mercado dos principais produtos da pauta comercial brasileira, e como esses índices evoluíram nos últimos 10 anos. Luiz Filipe Bruske. Tainara Cristina Parabenizamos o professor Ademar Dutra e os demais organizadores e patrocinadores pelo belíssimo evento. #Porto #cidesport #engenhariaconsultiva #inovação #educação #tecnologia #IA #sustentabilidade
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