Avaliação das vantagens e progressões do transporte aquaviário: uma revisão bibliométrica Autores Julya Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo Carolina Lordes Madeira Universidade Federal do Espírito Santo Marcos Wagner Jesus Servare Junior Universidade Federal do Espírito Santo https://lnkd.in/dJkR6hPh DOI: https://lnkd.in/eJCEFu5k Palavras-chave: Transporte aquaviário, Progresso, Vantagens, ProKnow-C Resumo O transporte aquaviário no Brasil se destaca como alternativa vantajosa e sustentável para o escoamento de cargas. Este estudo explora seu progresso e vantagens, buscando contribuir para a compreensão de seu papel na logística nacional. Através do método e pesquisa ProKnow-C, o objetivo deste artigo é analisar a progressão e os benefícios do transporte aquaviário. Identificou-se que esse modal se consolida como opção vantajosa e sustentável, com benefícios como menor custo por tonelada transportada, menor emissão de gases poluentes, alta capacidade de transporte, segurança das cargas e integração multimodal. Desafios como infraestrutura deficiente em algumas regiões, burocracia excessiva, falta de integração multimodal e impactos socioambientais precisam ser superados.
BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post
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Mais uma vez, a European Commission considerou uma recomendação nossa, apoiando a equidade relativamente à avaliação da nossa frota de pequena escala! 🥂 🚤A nossa recomendação nº 44, sobre a "Revisão dos Critérios relativos ao Estado de Equilíbrio da Frota" apelou para que os critérios utilizados pelos Estados-Membros nos seus relatórios anuais à CE, fossem adaptados à realidade das Regiões Ultraperiféricas (RUP). 🚤Na sua comunicação COM(2024) 223, a CE reconheceu que as características e limitações especiais das RUP, muitas vezes impossibilitam uma avaliação conforme os critérios estabelecidos para o relatório anual, determinando métodos alternativos para que os Estados-Membros interessados, possam aplicar para preparar indicadores de equilibrio da frota inferior a 12 metros, nas RUP. Vamos continuar a trabalhar, para que estas adaptações atendam às necessidades das nossas comunidades, melhorando as condições de vida e trabalho dos nossos pescadores! 💪 👉 Pode aceder à nossa recomendação 44, em: https://lnkd.in/dk_e9P_d 👉 Pode ler a Comunicação da CE, em: https://lnkd.in/dKmUDy85 📸 João Delgado
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A rota bioceânica, continua avançando. Este corredor rodoviário somente em terras paraguaias chega ter aproximadamente 532 km, desde a cidade fronteiriça de Carmelo Peralta até Pozo Hondo, fronteira com a Argentina, e promete ser um dos principais conectores entre Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Asia, se tornando um dos mais importantes corredores de exportação para esses países, promovendo a integração econômica e cultural, nos unindo ainda mais.
Corredor Bioceânico: está em andamento a construção do Lote 2 de infraestrutura rodoviária estratégica • Rota Bioceânica
https://rotabioceanica.com.br
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DESEMPENHO AMBIENTAL PORTUÁRIO É DESTAQUE NO ECOBRASIL 2024 O Ecobrasil 2024 - Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente apresenta três painéis em sua 17ª edição, com os temas "Estudos para atualização do índice de desempenho ambiental – IDA", "Desafios para a descarbonização da indústria da navegação - Normatização da IMO" e "Inovações tecnológicas em apoio às atividades marítimas". O primeiro painel, dedicado à atualização do Indice de Desempenho Ambiental dos Portos ( IDA ) , tem como palestrantes o oceanógrafo Uirá Cavalcante Oliveira, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); e o professor Sérgio Cutrim, professor da Universidade Federal do Maranhão e Coordenador do Grupo de Pesquisa LabPortos e da Especialização em Logística Portuária. Segundo registros da Agência Nacional de Transporte Aquaviário ( Antaq ) , os Terminais de Uso Privado (TUPs) associados à ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados) tiveram crescimento de 5,3% nas notas do IDA 2022, números divulgados pela Antaq no fim de 2023. A média dos terminais subiu de 67,9 para 71,5 no período. A entidade que tem como objetivo representar os interesses e atuar em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros representa 33 empresas de grande porte e congrega 66 Terminais de Uso Privado (TUP) do País. “O crescimento das notas é reflexo da preocupação da ATP e de todos os seus associados com as questões ambientais e com a sustentabilidade na operação portuária. O resultado positivo é fruto da atuação firme e participativa do Comitê de Sustentabilidade da ATP, coordenado por Carolina Brandl, do Porto do Açu, e por Ulisses Oliveira, do Porto Sudeste”, destaca Murillo Barbosa, presidente da entidade. O comitê de sustentabilidade da ATP criou o Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade Portuária: a estratégia ESG , lançado no mercado durante a celebração dos 10 anos da ATP , em março de 2023. A obra, inédita no Brasil e pioneira no mundo com foco na estratégia ESG (ambiental, social e governança), é o resultado da construção coletiva do grupo de pesquisa LabPortos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Associação Terminais Portuários Privados ( ATP ) e da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph). O Ecobrasil - promovido pela Portos e Navios - conta com os patrocínios da Associação Brasileira de Terminais Portuários ( ABTP ) , OceanPact, Hidroclean, Consulado Geral dos Países Baixos. Além da Associação dos Terminais Privados ( ATP ) e da Praticagem do Brasil . O evento realizado nos dias 19 e 20 de junho, no hotel Mirador, em Copacabana , no Rio de Janeiro, tem inscrições limitadas.
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Hoje é o Dia Nacional da Conservação do Solo e aqui na União Multimodal, nossa preocupação com o meio ambiente vai além das fronteiras da logística. Reconhecemos a importância vital do solo para a saúde do nosso planeta e estamos comprometidos em fazer a nossa parte para preservá-lo. Como empresa de logística, buscamos constantemente formas de minimizar o impacto ambiental de nossas operações. Desde a otimização de rotas até o uso de tecnologias sustentáveis em nossa frota, estamos sempre em busca de soluções que ajudem a proteger o solo e o meio ambiente como um todo. Neste Dia Nacional da Conservação do Solo, reafirmamos nosso compromisso em promover práticas sustentáveis em todas as etapas de nossa cadeia logística. Juntos, podemos fazer a diferença na preservação do solo e na construção de um futuro mais verde e sustentável para todos. 🌱💼 #LogísticaInteligente #DiaNacionaldaConservaçãoDoSolo #Sustentabilidade #LogísticaResponsável #UniãoMultimodal
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A importância do aproveitamento da malha rodoviária para o ambiente e o ecossistema é significativa e multifacetada. Ao maximizar o uso das infraestruturas rodoviárias existentes, é possível minimizar os impactos ambientais negativos associados à construção de novas estradas e ao aumento do tráfego. A Perlog Transporte se destaca nesse cenário ao promover práticas de reaproveitamento em suas frotas e ao estabelecer parcerias estratégicas que ampliam esses benefícios. Primeiramente, o aproveitamento eficiente da malha rodoviária reduz a necessidade de novas construções, que frequentemente causam desmatamento, perda de habitats naturais e fragmentação de ecossistemas. Essas atividades não só degradam o meio ambiente, mas também ameaçam a biodiversidade local. Ao utilizar de forma otimizada as estradas já existentes, a Perlog Transporte contribui para a preservação das áreas naturais e dos ecossistemas adjacentes. Além disso, a sinergia com parceiros estratégicos permite uma distribuição mais inteligente e coordenada das cargas, diminuindo viagens desnecessárias e otimizando rotas. Esse planejamento reduz o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa. Assim, a Perlog Transporte não só melhora a eficiência operacional, mas também contribui para a mitigação das mudanças climáticas. Outro aspecto crucial é a manutenção da malha rodoviária existente. Estradas bem conservadas proporcionam uma circulação mais fluida e segura, reduzindo o desgaste dos veículos e a necessidade de manutenção frequente. Isso resulta em menos resíduos automotivos e menos poluição do solo e da água, beneficiando diretamente o meio ambiente. Em resumo, o aproveitamento da malha rodoviária é uma estratégia essencial para promover a sustentabilidade ambiental e a conservação dos ecossistemas. A Perlog Transporte, ao adotar essas práticas em suas operações e ao trabalhar em conjunto com parceiros estratégicos, demonstra um compromisso sólido com a responsabilidade ambiental, estabelecendo um exemplo a ser seguido no setor de transportes. Perlog Grupo Pereira
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O SEBRAE e os "donos" da Amazônia Azul precisam entender. Eu tenho certeza que os comunitários, suas associações, cooperativas e institutos não foram chamados para discutir a baía que é deles, muito menos aqueles diretamente atingidos pela poluição química na BTS. Se a economia solidária está de fora não há sustentabilidade e na pesca e no turismo isso é evidente. Não vejo viabilidade de tratar de apenas 1 modelo econômico para a BTS onde há tanta diversidade, economias. E sem tratar do ponto da poluição química. Não dá para falar de sustentabilidade havendo uma baía tão linda que resiste ao lado de uma que adoece e mata. O mundo não tem do lado de fora e o visitante não é desinformado. Portanto ouçam e defendam quem vive da Baía. Atenção comunitários da BTS! Eu tenho certeza que os comunitários, suas associações, cooperativas e institutos não foram chamados para discutir a baía que é deles, muito menos aqueles diretamente atingidos pela poluição química na BTS. Se a economia solidária está de fora não há sustentabilidade e na pesca e no turismo isso é evidente. https://lnkd.in/dFtncdsk https://lnkd.in/dFtncdsk
O Centro Nacional da Economia do Mar do Sebrae | A TARDE
atarde.com.br
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O setor marítimo e portuário pode ter um impacto significativo no meio ambiente. Para minimizar esse impacto e garantir operações sustentáveis, existem várias responsabilidades ambientais que as empresas e autoridades precisam cumprir. Algumas destas principais responsabilidades ambientais são: ➡ Controle de poluição por óleo e resíduos As embarcações e instalações portuárias devem seguir rigorosas normas de controle de poluição, especialmente em relação ao derramamento de óleo e descarte de resíduos. ➡ Gestão de águas de lastro As águas de lastro, usadas pelos navios para estabilidade, podem transportar espécies invasoras entre diferentes ecossistemas. ➡ Proteção de ecossistemas costeiros Os portos, muitas vezes localizados em áreas sensíveis, têm a responsabilidade de proteger os ecossistemas costeiros, como manguezais e recifes de corais. Isso inclui evitar a construção em áreas ecologicamente vulneráveis e implementar medidas de mitigação para reduzir o impacto ambiental das operações portuárias. #GallottiAdvogados #DireitoMarítimo #DireitoPortuário
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🌍 Portos RS e CRAM: Aliança Estratégica pela Preservação Ambiental 🐋🌿 A PORTOS RS - Autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul, em parceria com a FURG e seu Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM), reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção da vida marinha! O Termo de Dispensa de Licitação, com base no art. 29, VII da Lei Federal nº 13.303/2016, permitiu que a Portos RS contrata-se a FURG para prestar serviços especializados no atendimento de fauna oleada, garantindo uma resposta rápida e eficiente a emergências ambientais causadas por derramamentos de óleo. Essa parceria fortalece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 14, que busca a conservação e uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos. A colaboração entre a Portos RS e o CRAM, uma entidade sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e à proteção ambiental, reflete a importância de iniciativas do terceiro setor na gestão de recursos públicos e na preservação do meio ambiente. 🤝 Unindo forças, cuidamos do meio ambiente e garantimos um futuro mais sustentável para as próximas gerações! #PortosRS #CRAM #Sustentabilidade #ODS14 #TerceiroSetor #MeioAmbiente #ParceriasPúblicoPrivadas #EmergênciasAmbientais
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A tarde inicia-se com a apresentação do tema "O futuro do setor das Pescas em Portugal: crescimento e inovação numa economia azul centrada na sustentabilidade dos recursos". O orador é António Lé, armador de pescas e empresário, da Figueira da Foz. . . . . . . #onboardsafetyconference #estrategianacionalmar #CEDROS #EVERLUX #offshoretraining #maritimetraining #safetytraining #offshorewindenergy #maritimesafety #offshoresafety #IMO #safety #Mar #segurança #prevenção #formação
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Rota Bioceânica: Mato Grosso do Sul, do cotovelo do Brasil ao coração da América do Sul A conclusão da Rodovia Bioceânica, prevista para 2026, promete ser um marco transformador para o comércio entre os oceanos Atlântico e Pacífico, conectando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O projeto reduzirá significativamente o tempo de exportação de produtos brasileiros, especialmente do agronegócio, para a Ásia, impulsionando a competitividade do Centro-Oeste brasileiro. 🚢 Por que é importante? Atualmente, mercadorias do Brasil são exportadas por longas rotas que podem demorar até 54 dias. Com a Rota Bioceânica, essa viagem será reduzida para 42 dias através do Porto de Antofagasta (Chile), gerando economia para produtores e ampliando oportunidades de negócios. 🏞️ Impacto em Porto Murtinho e no Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho já desponta como o segundo maior porto do Mato Grosso do Sul, com novos investimentos e a promessa de se tornar um polo logístico. Entretanto, o crescimento traz desafios, como os impactos ambientais no Rio Paraguai e a necessidade de redirecionar pescadores para novas atividades, como o ecoturismo. 🔐 Segurança e cooperação internacional A rota também levanta preocupações com crimes transfronteiriços, como contrabando e tráfico de drogas, sendo crucial a cooperação internacional para combater essas ameaças. 🌱 Desenvolvimento econômico Com investimentos bilionários em setores como o agronegócio e a infraestrutura, o Mato Grosso do Sul se posiciona como o coração da América do Sul, integrando-se ao continente e criando novas oportunidades para empresas e trabalhadores. Leia mais sobre esse projeto ambicioso e como ele vai transformar o Brasil no cenário global! https://lnkd.in/dA-hYQUq
jgpm1303.wixsite.com
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