BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post

View profile for BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

Gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino superior na amazônia ocidental, Brasil Autores Lenimar de Rebouças de Castro Universidade Federal do Amazonas  https://lnkd.in/d29kTH4e Evely Laranjeira Marques Universidade Federal do Amazonas Francinete Soares Marques Universidade Federal do Amazonas Rodrigo Couto Alves Universidade Federal do Amazonas  https://lnkd.in/dRF_9Q4x DOI: https://lnkd.in/des5xUkr Palavras-chave: Gerenciamento, Resíduos Sólidos, Universidade Resumo A geração de resíduos nas universidades tornou-se um desafio no decorrer dos anos, principalmente, pela falta de um correto gerenciamento. O presente estudo tem como objetivo analisar o manejo de resíduos sólidos de um instituto de ensino superior (IES) localizado no Amazonas. Na primeira etapa, realizou-se a gravimetria dos resíduos sólidos em três momentos distintos. Em seguida, foi analisada cada uma das etapas do manejo dos resíduos, sendo: segregação, acondicionamento, transporte interno, armazenamento temporário, coleta e transporte externo e destinação final. Verificou-se que o IES tem uma geração de resíduos orgânicos de 44,56%, de materiais recicláveis de 36,18%, e de rejeitos equivalente a 19,23% dos resíduos gerados. Na análise do sistema de manejo de resíduos, verificou-se que o IES precisa de ajustes como na destinação final dos rejeitos e os cuidados com a coleta dos resíduos perigosos. Com uma avaliação positiva, a coleta dos recicláveis que é realizada pela associação de catadores do município e a destinação correta dos resíduos perigosos, que ocorre por empresa licenciada. Logo, entende-se que o IES possui um sistema de gerenciamento de resíduos funcionando, mas que ainda precisa de melhorias.

  • No alternative text description for this image
  • No alternative text description for this image
  • No alternative text description for this image

To view or add a comment, sign in

Explore topics