BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post

View profile for BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

Acidentes na construção civil do estado da Paraíba (2017 – 2022) Autores Fábio Aquilino de Farias Universidade Estadual da Paraíba  https://lnkd.in/dtrJSfWZ Susana Cristina Batista Lucena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba  https://lnkd.in/dieajKVJ Inácio Alves de Lima Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba  https://lnkd.in/eR6RpBsf DOI: https://lnkd.in/dab6zkM7 Palavras-chave: construção civil, acidentes de trabalho, segurança no trabalho Resumo O Brasil é um dos países que se encontra em primeiro lugar no registro de situações que causam incapacidade permanente, ocupando também o quinto lugar no registro de mortes por acidentes. A esse fato, podemos associar as funções desenvolvidas e aos agentes de risco presentes no setor de trabalho. No ano de 2022 foram registrados 612,9 mil acidentes com 2,5 mil notificações óbitos. Também nesse ano foram concedidos 148,8 mil afastamentos por auxílio-doença como também 6,5 mil benefícios de aposentadoria por invalidez gerando um impacto de aproximadamente 88,3 bilhões de reais. Dentro desses registros, destacam-se 9.229 acidentes no setor de construção de edifícios no Brasil, com 2.595 afastamentos no mesmo setor. O estudo tratou-se de uma pesquisa documental de cunho estatístico acerca dos registros de acidentes de trabalho no estado da Paraíba entre os anos de 2017 e 2022, segundo o observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Ao final desse estudo, pode-se concluir que o perfil dos acidentes de trabalho observados no estado da Paraíba nos últimos anos, no setor da construção civil, gira em torno de situações típicas de trabalho, gerando perdas materiais e humanas, com lesões, principalmente, nas extremidades dos membros incapacitando os trabalhadores de forma parcial ou total. Concluiu-se também que o Técnico em Edificações é parte importante da gestão de segurança, sendo substitutivo do Técnico em Segurança quando este for dispensado, e deve ter conhecimento acerca da Segurança no Trabalho.

  • No alternative text description for this image
Fábio Aquilino De Farias

Técnico em Edificações - IFPB. Acadêmico em Administração - UEPB. Chefe de Div. de Apoio Técnico Áudio Visuais - Prefeitura de Vista Serrana - PB. Ex-Coordenador de Saúde Bucal - Prefeitura de Vista Serrana - PB.

3w

😍😍😍😍😍😍

Like
Reply
Fábio Aquilino De Farias

Técnico em Edificações - IFPB. Acadêmico em Administração - UEPB. Chefe de Div. de Apoio Técnico Áudio Visuais - Prefeitura de Vista Serrana - PB. Ex-Coordenador de Saúde Bucal - Prefeitura de Vista Serrana - PB.

3w

Obrigado 🙏🏻 ❤️

Like
Reply
See more comments

To view or add a comment, sign in

Explore topics