BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering’s Post

View profile for BJPE Brazilian Journal of Prod Engineering

Universidade Federal do Espírito Santo (Oficial)

MASP: Proposta de aplicação em uma prestadora de serviços de telecomunicação para aumento da qualidade no setor de manutenção Autores Luis Felipe Fortunato Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Tatielle Menolli Longhini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)  https://lnkd.in/dwh4kWJj DOI: https://lnkd.in/d66GGquk Palavras-chave: MASP, PDCA, Telecomunicação., Qualidade, Manutenção Resumo Esse trabalho foi desenvolvido em uma empresa prestadora de serviços de telecomunicação voltada para a distribuição de internet, com foco em banda larga via fibra óptica. O estudo foi especificamente voltado para o setor de manutenção da empresa, que apresenta alto índice de chamados de visitas, além de baixa qualidade e ausência de padronização nos procedimentos do setor, ocasionando várias reclamações e cancelamentos de contratos dos clientes. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo a proposta de aplicação do MASP/PDCA para identificação e análise dos problemas encontrados nos chamados de manutenção. Dessa forma, foram levantados dados das Ordens de Serviço do período estudado, a fim de possibilitar a recomendação das ferramentas Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, 5 Porquês e 5W2H a serem aplicadas, para então priorizar as causas, verificar a raiz do problema e elaborar a proposta de solução. A aplicação das ferramentas possibilitou a análise do processo como um todo, permitindo a identificação dos problemas e, por fim, a elaboração das propostas de melhoria. Consequentemente alcançando o cumprimento do objetivo inicial de propor melhorias de qualidade para o setor de manutenção.

  • No alternative text description for this image

To view or add a comment, sign in

Explore topics