A train to nowhere: acesso à justiça e interesse público na construção de uma política pública nos Estados Unidos

Autores

  • Márcio de Paula Filgueiras Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.24305/cadecs.v2i2.10801

Resumo

Neste texto vou apresentar alguns aspectos de um conflito que acompanhei na Califórnia, entre 2010 e 2011, em que representantes de algumas cidades localizada na Baía de San Fancisco, como Palo Alto e Atherton, desafiaram judicialmente uma agência estadual porque o projeto do trem de alta velocidade (High Speed Rail Project) que ligaria Los Angeles a San Francisco incluiria uma rota que atravessaria suas vizinhanças, causando efeitos ambientais e financeiros indesejados. Ações legais deste tipo, voltadas para a proteção do interesse público, são conhecidas naquele país pelo termo genérico public interest litigation. A partir deste caso, mostrarei alguns aspectos dos modelos de acesso a direitos e das noções de interesse público que podem ser visualizada em ação nos Estados Unidos. No final do artigo apresentarei um contraste, ainda que limitado, com o que pude observar no Brasil, a respeito da administração judicial de conflitos coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADLER, Jonathan H. “Stand or deliver: citizen suits, standing, and environmental protection”. Duke Environmental Law & Policy Forum, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas (5a ed.). São Paulo: Perspectiva, 2001.
DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1987.
DUMONT, Louis, German Ideology: From France to Germany and Back, Chicago, University of Chicago Press, 1994.
FILGUEIRAS, M. P. Entre barracões e módulos de pesca: pescaria, meio ambiente e espaços públicos na Barra do Jucu. IN Antropologia e Direitos Humanos. Kant de Lima, R. (Org.) Booklink, 2008.
FILGUEIRAS, M. P. Aspectos Processuais do Direito Ambiental do Brasil e dos Estados Unidos: produção da verdade, acesso à justiça e interesse público em perspectiva comparada. Tese defendida no Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, 2012.
GEERTZ, Clifford. The interpretaion of cultures. Basic Books, Inc., Puhlishers. New York, 1973.
GRINOVER, et al. Teoria Geral do Processo. Malheiros Editores. São Paulo, 2008.
KANT de LIMA, Roberto. Ensaios de Antropologia e de Direito. Lumen Juris, 2008.
SANDLER, Ross & SCHOENBROD, David. Democracy by decree: what happens when courts run government. Yale University Press, 2004.

Downloads