Leitura e literatura, literatura e Estado

Autores

  • Ronis Faria de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.24305/cadecs.v3i2.13662

Resumo

Este artigo, a partir de uma revisão bibliográfica, faz uma exposição de questões que envolvem leitura e literatura, literatura e Estado. Traz à tona questões importantes da relação da leitura literária contemporânea com os desafios e obstáculos à sua prática. Além disso, revisa e atualiza, de modo pontual, a forma como se elaborou e se dá a relação da literatura com o Estado. Especialmente, demonstra o seu comportamento dinâmico, ora comportando-se como se fosse de Estado e ora como se fosse contra o Estado. Por fim, chega à compreensão de que leitura, literatura e Estado são instituições imbricadas e agem em cenários de intersecção. O desenvolvimento de cada uma delas depende da qualidade de articulação que estão tendo umas em relação às outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Galeno (org). Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2008.
ASSUMÇÃO, Jeferson. Máquina de destruir leitores. Rio Grande do Sul: Sulinas, 2000.
AVERBUCK, Lígia (org.). Literatura em Tempo de Cultura de Massa. São Paulo: Nobel, 1984.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 2. ed. Trad. Problémi poétiki Dostoiéskovo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BARTHES, Roland. Crítica e Verdade. Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1982.
CEREJA, Willian Roberto. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.
CHARTIER, Roger. As origens culturais da revolução francesa. Trad. George Schlesinger. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
COMPAGNON, Antoine. “A literatura”. In: O demônio da teoria. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
FAILLA, Zoara (org). Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2012.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. “O futuro dos estudos de literatura?”. In: Corpo e forma: ensaios para uma crítica não-hermenêutica. Org. João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
LAJOLO. “O texto não é pretexto”. In: Leitura em crise na escola. As alternativas do professor. Regina Zilberman (org). Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
MANGUEL, Albert. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PNLL: Textos e história/ José Castilho Marques Neto (org.). São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2010.
SARTRE, Jean-Paul. “Para quem se escreve?”. In: Que é a literatura?. 3. Ed. Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 2004.
SILVA, Ezequiel Teodoro. “A escola e a formação de leitores”. In: Retratos da Leitura no Brasil 3. Org. Zoara Failla. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2012.
SILVA, Ezequiel Teodoro. Leitura na escola e na biblioteca. 12ª Ed. São Paulo: Edições Leitura Crítica, 2013.

Downloads

Publicado

23-07-2016