“Na rua!”: Mercado de trabalho e trajetórias sociais de vendedores informais
DOI:
https://doi.org/10.24305/cadecs.v5i2.2017.19436Resumo
Neste artigo, pretende-se analisar os agenciamentos das redes sociais como forma de inserção no mercado e de consolidação do vendedor ambulante em meio à precariedade do trabalho no espaço público, ao mesmo tempo que se estuda como este trabalhador se vale dessa aprendizagem para experienciar a cidade. Os dados etnográficos apresentados são extraídos de uma pesquisa financiada pelo programa institucional de Iniciação Científica, que possibilitou três anos de experiência da aprendiz de antropóloga “na rua”, junto aos vendedores ambulantes localizados na Rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre/RS, a fim de compreender suas redes de solidariedade e as práticas sociais do trabalho informal na cidade. Assim, o mercado informal permite acessar aprendizagens para se relacionar também com o comércio formal, por isso a relação entre esses mercados não é estanque e está, de alguma maneira, borrada durante as trajetórias dos trabalhadores urbanos das grandes cidades, como apresentado nos relatos.Downloads
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Referências
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03-04-2018
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