Exclusão digital, diferenças no acesso e uso de tecnologias de informação e comunicação: questões conceituais, metodológicas e empíricas

Autores

  • Marcelo Ferreira Trezza Knop Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.24305/cadecs.v5i2.2017.19437

Resumo

Este artigo destaca a relação desigual entre educação e trabalho, desencadeados por distintos acessos aos denominados bens generativos de valor; nesse caso, as tecnologias de informação e comunicação. Dessa forma, como principais resultados alcançados, destaca-se que a exclusão/inclusão digital é um fenômeno complexo e multifacetado, ou seja, que vai muito além que disponibilizar computadores com acesso à internet a determinados atores sociais. Essas diferenças de oportunidades estão relacionadas a diversos fatores, tais como, a falta de infraestrutura física e de TIC adequada, ou seja, laboratório com hardwares, softwares e periféricos em perfeito funcionamento e atualizados, como também a conexão ou banda de internet (mostrando que a disponibilização desses meios, por si só, não diminuiu esse distanciamento).   Relaciona-se também a impossibilidade de acesso e uso contínuo das tecnologias de informação e, consequentemente, das ferramentas aprendidas nos encontros (pois, não há o desejo das instituições pesquisadas em ampliar esse acesso e incluí-los no dia-a-dia dos alunos); aos tipos de usos das tecnologias de informação pelos beneficiários do projeto, nas horas de aula e fora dela (principalmente o grande interesse pelas redes sociais virtuais e por jogos); e aos diferentes níveis de aprendizado verificados durante os cursos, com destaque para tipos diferenciados de interesse (mesmo por jovens pertencentes ao mesmo grupo social).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ENGUITA, Mariano Fernandez

FRIGOTTO, Gaudêncio

KUENZER, Acácia

LENGEL, James G

LÉVY, Pierre

MACHADO, Lucília Regina de Souza

MORAN, José Manuel

PAPERT, Seymour

PERRENOUD, Phillippe

Porvir. Educação 3.0

PRENSKY, Marc

SAVIANI, Demerval

TAPSCOTT, Don

Downloads

Publicado

2018-04-03