Exclusão digital, diferenças no acesso e uso de tecnologias de informação e comunicação: questões conceituais, metodológicas e empíricas
DOI:
https://doi.org/10.24305/cadecs.v5i2.2017.19437Resumo
Este artigo destaca a relação desigual entre educação e trabalho, desencadeados por distintos acessos aos denominados bens generativos de valor; nesse caso, as tecnologias de informação e comunicação. Dessa forma, como principais resultados alcançados, destaca-se que a exclusão/inclusão digital é um fenômeno complexo e multifacetado, ou seja, que vai muito além que disponibilizar computadores com acesso à internet a determinados atores sociais. Essas diferenças de oportunidades estão relacionadas a diversos fatores, tais como, a falta de infraestrutura física e de TIC adequada, ou seja, laboratório com hardwares, softwares e periféricos em perfeito funcionamento e atualizados, como também a conexão ou banda de internet (mostrando que a disponibilização desses meios, por si só, não diminuiu esse distanciamento). Relaciona-se também a impossibilidade de acesso e uso contínuo das tecnologias de informação e, consequentemente, das ferramentas aprendidas nos encontros (pois, não há o desejo das instituições pesquisadas em ampliar esse acesso e incluí-los no dia-a-dia dos alunos); aos tipos de usos das tecnologias de informação pelos beneficiários do projeto, nas horas de aula e fora dela (principalmente o grande interesse pelas redes sociais virtuais e por jogos); e aos diferentes níveis de aprendizado verificados durante os cursos, com destaque para tipos diferenciados de interesse (mesmo por jovens pertencentes ao mesmo grupo social).Downloads
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Referências
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Publicado
03-04-2018
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Artigos
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