Integrando imigrantes e refugiados: em busca de definições

Autores

  • Raul Felix Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Tratar de um tópico como a integração de imigrantes e refugiados na atualidade é uma tarefa complexa e a série de interpretações que foram e são feitas desse conceito são particularmente compostas e articuladas. É um conceito historicamente elaborado há vários séculos (já encontrado nos filósofos matemáticos da Grécia antiga) e tem sido usado e revisado constantemente pelas ciências sociais e humanas, em seus respectivos campos. Em muitas das chamadas sociedades pós-modernas, por exemplo, o conceito de integração social assumiu valências teóricas e pragmáticas plurais e profundas e, dependendo do contexto de referência cultural, social, político, econômico e mesmo intelectual, bem como do modelo sociocultural da sociedade que alguém gostaria de integrar, a interpretação deste conceito conheceu variações. Nas obras políticas literárias, científicas, sociológicas, antropológicas, pedagógicas e atuais, há uma abundante literatura sobre temas interpretativos relativos a toda uma série de mudanças sociais, como o nascimento de novas definições que adjetivam a sociedade substantiva com base em novos fatos sociais conectados a eles. Neste estudo, argumentamos que a questão da integração social e política dos imigrantes deve ser entendida além da perspectiva da identidade nacional e da coesão social e deve ser abordada a partir de uma perspectiva de justiça democrática e que o problema normativo que a teoria política enfrenta hoje é o custo da transformação das instituições políticas e dos valores sociais do país anfitrião frente pluralismo cultural em prol da justiça, da inclusão e da igualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, Jorge Abrahão de; JUNIOR, José Celso Cardoso. Políticas Sociais no Brasil: restrições macroeconômicas ao financiamento social no âmbito federal entre 1995 e 2002. In: JACCOUD, Luciana. (Org.). Questão Social e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo. Brasília: IPEA, p. 319-371, 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

JACCOUD, Lucina. Pobreza, direitos e intersetorialidade na evolução recente da Proteção Social brasileira In: MACEDO. Juliana Matoso; et al. (Org.). Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação N. 26, p. 15-34 2016; Disponível http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/upload/aaa/1467-MDSCaderno_de_Estudos26.pdf.

JACCOUD, Luciana. Proteção Social no Brasil: Debates e Desafios. Brasília, IPEA, 2007.

JANNUZZI, Paulo Martino; PINTO, Alexandro Rodrigues. Bolsa Família e seus Impactos nas Condições de Vida da População Brasileira: uma Síntese dos Principais Achados da Pesquisa de Avaliação de Impacto do Bolsa Família II. In: Campello Tereza; Côrtes Neri Marcelo, organizadores. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, Capítulo 10: p. 179-192, 2013.

MARTINS, Valter. Estado, políticas sociais e os desafios contemporâneos. Revista Sociedade em Debate, Pelotas, 17(2): 11-28, jul.-dez./2011

MENESES, Aparecida Ramos. Prefácio. In: CONSERVA, Marinalva. (Org.). Multerritorialidades e os desafios da Proteção Social no Brasil e na Europa. João Pessoa: Editora CCTA/UFP: p. 23-29, 2016. Livro eletrônico (E.book) Disponível www.nepps.ufpb.com.br.

OLIVEIRA, V. R. Política de assistência social no Brasil. Revista Serviço Social e Sociedade. v.31, p. 98-118, ano X São Paulo, Dez, 1989.

PAULA, Luiz F. R. de. Estado e políticas sociais no Brasil. Revista de Administração Pública. Vl. 26, out/dez Rio de Janeiro, 1992.

RIZZOTTI. Maria Luiza; COUTO. Berenice Rojas. Estado Brasileiro, Direitos Constitucionais e os Desafios da Proteção Social no Século XXI. In: CONSERVA, Marinalva. (Org.). Multerritorialidades e os desafios da Proteção Social no Brasil e na Europa. João Pessoa: Editora CCTA/UFP: p.107-122, 2016. Livro eletrônico (E.book) Disponível www.nepps.ufpb.com.br.

SEVERIANO. Evania Oliveira. Tendências e Impasses da Seguridade Social e o Futuro da Previdência no Brasil Contemporâneo. Políticas Públicas. Maranhão, v. 20, n. 2, p. 669-690, 2016.

VIEIRA, Evaldo. Estado e Miséria no Brasil de Getúlio a Geisel. São Paulo, Cortez, 1883. ____________Os Direitos e a Política Social. São Paulo, Cortez, 2004.

YAZBECK, Maria Carmelita. Prólogo. In: CONSERVA, Marinalva. (Org.). Multerritorialidades e os desafios da Proteção Social no Brasil e na Europa. João Pessoa: Editora CCTA/UFP: p.31-36, 2016. Livro eletrônico (E.book) Disponível www.nepps.ufpb.com.br. Páginas 31-36.

Downloads

Publicado

16-10-2020