A relação paradigmática entre individualidade e socialização: o entrelaçamento entre os conceitos de moda, modernidade e liberdade no pensamento de Georg Simmel

Autores

  • Wanderson Barbosa dos Santos Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

No ensaio, analiso a herança intelectual simmeliana abordando o tema da moda, da diferenciação social e da ideia de liberdade na modernidade. Nesse sentido, o objetivo é examinar como a categoria diferenciação social apresenta-se como um modelo sociológico para a compreensão dos fenômenos sociais, trabalhando e retrabalhando os conceitos de imitação e adesão a grupos sociais como duas polaridades permanentes na adoção da moda. Por essa via, pretende-se circunscrever de acordo com a proposta simmeliana, a dualidade entre individualismo e pertencimento de grupo para identificar as nuances da atitude de adesão à moda. Por fim, discuto a questão da intensificação do ritmo da moda na modernidade capitalista e os desdobramentos no conceito de liberdade, assinalando e problematizando a aproximação entre o impulso do individualismo e sua absorção na economia capitalista. Assim, procuro mostrar como o conceito de liberdade na modernidade se expressa de modo paradigmático para o campo da sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUDELAIRE, C. 2010. O pintor da vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica editora.
BOURDIEU, P. 2003. Alta costura e Alta cultura. In: BOURDIEU, P. 2003. Questões de Sociologia. Lisboa, Portugal: Fim de século.
LIPOVETSKY, G. 2009. O império do efêmero. A moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das letras.
MARX, K. 1996. A assim chamada acumulação primitiva. In: MARX, K. 1996. O capital: crítica da economia política, vol. II. Os economistas. São Paulo: Editora Nova Cultural.
SIMMEL, G. 1905. Philosophie der Mode. Moderne Zeitfragen, Nr.11, Berlin, pp. 05-41.
SIMMEL, G. 2011 [1903]. The metropolis and mental life. In: SIMMEL, G. 2011 [1903]. On individuality and social forms. Selected Writings. Chicago: The University of Chicago Press.
SIMMEL, G. 2006. Filosofia do amor. São Paulo: Martins Fontes.
SIMMEL, G. 2004. The Philosophy of Money. Edited by David Frisby and translated by Tom Bottomore and David Frisby. Third Edition. London: Routledge Kegan & Paul.
SIMMEL, G. 2006. O nível social e o nível individual (exemplo de sociologia geral). In: SIMMEL, G. 2006. Questões fundamentais de sociologia: indivíduo e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar.
SIMMEL, G. 2014. O dinheiro e a cultura moderna. In: SOUZA, J; ÖELZE, B (orgs.). Simmel e a modernidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
SIMMEL, G. 2014. A divisão do trabalho como causa da diferenciação da cultura subjetiva e objetiva. In: SOUZA, J; ÖELZE, B (orgs.). Simmel e a modernidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
SIMMEL, G. 2014. O indivíduo e a liberdade. In: SOUZA, J; ÖELZE, B (orgs.). Simmel e a modernidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
SIMMEL, G. 2014. Da psicologia da moda: um estudo sociológico. In: SOUZA, J; ÖELZE, B (orgs.). Simmel e a modernidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
VANDENBERGHE, F. 2005. As sociologias de Georg Simmel. Bauru, São Paulo: Edusc; Belém: EDUPFA.
WAIZBORT, L. 2013. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da FFLCH-USP/Editora 34.

Downloads