Cultura digital, youtubers mirins e a produção de conteúdos midiáticos para o público infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cadecs.v9i2.38399

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a produção de conteúdos audiovisuais publicados na plataforma YouTube destinados ao público infantil, tendo como critério de seleção vídeos produzidos por YouTubers mirins. Por meio de uma pesquisa exploratória, foram analisados cinco canais de YouTubers mirins, escolhidos a partir de critérios previamente estabelecidos, tais como número de inscritos e total de visualizações dos vídeos mais populares. Elegemos canais com expressividade dentro do YouTube para o público infantil e de cada um deles analisamos o conteúdo do vídeo mais popular, buscando conhecer e descrever o que está sendo consumido pelas crianças.

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Biografia do Autor

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação (UFRGS); professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Leonardo José Rossi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Igor Marcus Carvalheiro, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Felipe da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

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Publicado

05-06-2022