E com vocês os internautas: Uma análise sobre os dois primeiros meses da CPI da Pandemia no âmbito das mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.47456/cadecs.v10i2.39693Resumo
O artigo analisa as interações entre os senadores membros da CPI da Pandemia ocorridas no Twitter e tem como objetivo compreender como estes parlamentares atuaram em suas mídias digitais em um contexto pandêmico e durante uma CPI. Este artigo se utiliza de metodologia quantitativa para efetuar a análise dos dados obtidos referentes aos dois primeiros meses de CPI. Após a análise destes dados, constatou-se que os senadores passaram a fazer postagens com maior frequência a cada nova sessão da CPI, a fim de garantir maior visibilidade na rede social e assim tornar público os seus posicionamentos e ideias perante a sociedade civil, além de abrirem nestas redes canais de comunicação para pautar os temas mais relevantes abordados durante as sessões da CPI.
Downloads
Referências
ABRANCHES, S. 1988. Presidencialismo de coalizão: o dilema institucional brasileiro. Dados, v. 31, n. 1, pp. 05-38.
ALMEIDA, H. 2017. Representantes, representados e mídias sociais. Mapeando o mecanismo de agendamento informacional. Minas Gerais. Tese (Doutorado em Ciência Política). Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.
ASSANGE, J.; APPELBAUM; J.; MÜLLER-MAGUHN, A.; ZIMMERMANN, J. 2013. Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet. São Paulo: Boitempo.
BAPTISTA, Rodrigo. 2019. Redes sociais influenciam voto de 45% da população, indica pesquisa do DataSenado. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/12/redes-sociais-influenciam-voto-de-45-da-populacao-indica-pesquisa-do-datasenado. Acesso em 15, jun. 2022.
BARROSO, Luís Roberto. 2008. Comissões Parlamentares de Inquérito e suas Competências: política, direito e devido processo legal. RERE: Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado, n. 12.
BRASIL. Constituição. 2004. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. 23º ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigo 58. Das comissões, 1988.
BRASIL. Senado Federal. Regimento Interno do Senado Federal – RISF. Artigo 78. Da composição, 2018.
BRASIL, Cristina Indio do. (2021). Sobe para 82,7% percentual de domicílios com internet, diz IBGE. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/sobe-para-827-percentual-de-domicilios-com-internet-diz-ibge. Acesso em 15, jun. 2022.
CAMBRIDGE. Web scraping. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/web-scraping. Acesso em 03 de julho de 2022.
CAMBRIDGE. Digital Divide. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/digital-divide. Acesso em 03, jul. 2022].
CNN. (2021). Lula tem 40% das intenções de voto para 2022 e Bolsonaro 24%, diz pesquisa XP. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/lula-tem-40-das-intencoes-de-voto-para-2022-e-bolsonaro-24-diz-pesquisa-xp. Acesso em 18, jun. 2022.
CASTELLS, Manuel. 2003. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CHADWICK, A. 2006. Internet politics: States, citizens, and new communication technologies. UK: Oxford University Press.
DAHL, Robert A. 2005. Poliarquia: Participação e Oposição. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo.
DAHL, Robert A. 1982. Dilemmas of Pluralist Democracy. New Haven/Londres, Yale University.
EISENBERG, José. 2003. Internet, democracia e república. Dados, 46, n. 3, pp. 491-511.
GOLDZWEIG, Rafael S. (2018). Por que devemos nos preocupar com a influência das redes sociais nas eleições 2018?. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/21/opinion/1537557693_143615.html. Acesso em 18, jun. 2022.
MANIN, Bernard. 2013. A democracia do público reconsiderada. Novos Estudos: CEBRAP, n. 97, pp. 115-127.
MARQUES, J. PEREIRA, M. A. 2015. E-government. In MAZZOLENI, G., BARNHURST, K. G., IKEDA, K. I., WESSLER, H., & MAIA, R. C. (Eds.). (2015). The International Encyclopedia of Political Communication, 3 Volume Set (v. 1). New jersey: John Wiley & Sons.
MIGUEL, Luis Felipe. 2000. Um ponto cego nas teorias da democracia: os meios de comunicação. BIB, n. 49, pp. 51-77.
NORRIS, Pippa et al. 2000. A virtuous circle: Political communications in postindustrial societies. Cambridge: Cambridge University Press.
O’REILLY, T. (2005). What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Disponível em: https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em 05, ago. 2022.
SENADO FEDERAL. (2021). O que é e como funciona uma CPI?. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/04/15/o-que-e-e-como-funciona-uma-cpi. Acesso em 03, jul. 2022.
TWITTER. O que é o Twitter? Disponível em: https://help.twitter.com/pt/new-user-faq. Acesso em 15, jun. 2022.
TWITTER. Como curtir um tweet? Disponível em: https://help.twitter.com/pt/using-twitter/liking-tweets-and-moments. Acesso em 15, jun. 2022.
TWITTER. O que é o um retweet? Disponível em: https://help.twitter.com/pt/using-twitter/retweet-faqs. Acesso em 15, jun. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O Caderno Eletrônico de Ciências Sociais detém os direitos autorais dos artigos nele publicados mediante submissão dos autores .O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais ao Cadecs.