Política em primeira pessoa: o uso do Facebook e do Twitter por cidadãos militantes

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DOI:

https://doi.org/10.47456/cadecs.v11i2.44500

Resumo

O artigo analisa as estratégias políticas utilizadas por cidadãos militantes no ambiente virtual. A fundamentação teórica tem como base os estudos sobre mídias sociais e ativismo digital. A metodologia consiste em observação sistemática e 32 entrevistas com cidadãos engajados no Facebook e no Twitter, com o objetivo de avaliar suas percepções sobre suas práticas ativistas, seus interesses e motivações. A análise revela o predomínio das seguintes estratégias: desqualificação e subestimação dos argumentos dos adversários; reforço e superestimação dos argumentos dos aliados; compartilhamento seletivo de notícias, opiniões, vídeos, áudios e memes; críticas à cobertura da mídia e à atuação das instituições políticas e judiciais; personalização/personificação do debate político.

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Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (1999); docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara dos Deputados

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Publicado

04-05-2024